RS RSS Turismo

Gramado e FESTURIS apostam suas fichas no Turismo de Luxo

luxury-1-myslijx4gvmfte08j6jmmu2jsrwoj9zgbzwnoh8egc
(Foto: Divulgação)

Entre 2011 e 2015, as viagens de luxo, em termos de voos de partida em classe executiva ou primeira classe, apresentaram uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 4,5%, contra 4,2% das viagens em geral. Esta tendência continuará acelerando nos próximos 10 anos, com uma projeção de crescimento da CAGR de viagens de luxo de 6,2%, quase um terço mais rápido do que as viagens em geral que devem crescer 4,8%.

Esta tendência é uma boa notícia para o segmento de viagens de luxo. O relatório Shaping the Future of Luxury Travel revela os novos desafios e oportunidades que o mercado de viagens de luxo terá de enfrentar na próxima década.

Seguindo esta tendência, o FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo está preparando para edição deste ano, que ocorre de 3 a 6 de novembro, o Espaço Luxury. Trata-se de um ambiente exclusivo, restrito e diferenciado, dentro da feira de negócios turísticos. O espaço leva a assinatura da Avianca, Villa Sergio Bertti e Santho Aroma.

Marcas de luxo que estarão no espaço como expositoras: Saint Andrews, Turks aind Kaikos, Air Tahiti Nui, Mercatur Premium, Tahiti Tourisme, Seychelles e La Hacienda. O acesso será direcionado somente para buyers específicos do segmento de luxo (nacionais e internacionais) que serão trazidos para o evento pela direção de feira. Serão 120 metros quadrados com lounges de marcas que atuam neste nicho de mercado a nível internacional. Além dos lounges, a área terá um Restobar que também levará a chancela Sergio Bertti.
“Estávamos esperando o momento ideal. Com a crise econômica percebemos que o segmento de luxo não apresenta flutuações, sendo fortalecido ano após ano. Outro fator é que a cidade de Gramado ainda não estava pronta para receber, com eficiência, o nicho de luxo. Gostamos de inaugurar os salões focados no desenvolvimento da cidade, assim como fizemos com os espaços de acessibilidade e sustentabilidade”, explica Marta Rossi, CEO e fundadora do FESTURIS. A feira terá este ano a sua 28ª edição.
Dados da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) apontam que as viagens de luxo crescem em média 10% ao ano no Brasil. Em 2015 o FESTURIS Gramado teve um impacto de R$ 212 milhões de reais em geração de negócios segundo o Observatório de Turismo da Universidade Federal Fluminense (RJ).

Texto: Ascom Festuris