Cultura RS RSS Destaques Arvorezinha

Grande público prestigiou as atrações culturais

O espetáculo teatral “Os muitos filhos os filhos muitos: Senhora dos Ervais” subiu ao palco em três dias do evento (Foto: Cristian Roman)

Desde a última quinta-feira (6) até domingo (9), o Parque Nacional de Eventos de Arvorezinha sediou a 9º edição de Festa Nacional da Erva Mate (Femate). Durante os quatro dias um grande público circulou pelo evento que contou com gastronomia, exposição comercial e industrial, programação técnica para qualificar o setor, 1º Festa do Jaracatiá e muitas atrações culturais.

Conforme Rosilaine Marcon, diretora de Turismo e Cultura, o Espaço do Pró-Cultura RS LIC da Femate visou enaltecer e desenvolver a arte e os artistas, proporcionando ao público alegria e descontração por meio de diversificadas apresentações. “É um dos espaços mais importantes num evento desse porte, pois é uma oportunidade das pessoas terem acesso gratuitamente a atividades culturais como a dança, teatro, música além da oportunidade de talentos locais poderem apresentar o seu trabalho”, destaca.

A programação iniciou na quinta-feira (6), na abertura oficial do evento, com apresentação da Banda Municipal seguindo do Coral Municipal de Arvorezinha e após o espetáculo teatral “Os muitos filhos os filhos muitos: Senhora dos Ervais”. Na sexta-feira, a programação começou com o teatro “Eusébio, Nôno e o Peixe Dourado”, seguido de apresentação de Grupos de Danças do CTG Jango Borges e, ainda show da dupla Giovana & Sofia e Cristiano Quevedo. No dia 8 (sábado), subiram ao palco, além dos espetáculos teatrais, o grupo gauchesco Tchê Chaleira e show com Roger & Gustavo. O encerramento, no domingo, ficou a cargo dos talentos locais, o Grupo de Dança de Balé e Dança de Rua de Arvorezinha.

Grupo de Dança de Balé de Arvorezinha encantou o público (Foto: Divulgação)

Para Rosilaine o espaço cultural surpreendeu, tanto pelas atrações como pelo público presente. “Nossas expectativas foram plenamente alcançadas, o número de pessoas que passaram pelo espaço cultural e tiveram a oportunidade de assistir todas as apresentações foi superior ao que imaginávamos. Ficamos muito felizes e agradecidos por podermos proporcionar essas atividades a tantas pessoas”, enaltece.

A programação artística cultural da Femate contou com o patrocínio de Ponche Verde, Cerfox, Ervateira Valério, Natumate, Rei Verde, Madec, Diamaju e Nutrimate. A realização foi da Femate e o financiamento do Pró-cultura RS LIC, da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul.

Texto: Ascom Projeto Cultural