Meio Ambiente RS Rural - Agricultura

Granizo – Equipes da Afubra realizam avaliações nas lavouras atingidas

Lavoura atingida essa semana, na localidade de Cortado, município de Novo Cabrais.

Até o início da manhã do dia 19, as incidências de granizo ocorridas nas madrugadas de terça e quarta-feira (dias 17 e 18 de setembro), já atingiam o número de 775 lavouras no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Segundo dados do Departamento Mutualista da Afubra, o número de atingidos dessa semana ainda pode aumentar, já que os associados ainda estão entrando em contato com a entidade e avisam os avaliadores que estão em campo. Desde o início da safra atual, são 1.068 lavouras atingidas. Na safra passada, no mesmo período, foram 529 lavouras.

Os municípios mais atingidos essa semana foram: Vale do Sol (127 atingidos), Vera Cruz (122) e Passo do Sobrado (112). As demais incidências foram muito dispersas, atingindo lavouras de diversos municípios. No momento, a equipe técnica da Afubra está no campo, efetuando o levantamento dos danos.

O sistema mútuo, como é de praxe, cobre os prejuízos causados pelo granizo e granizo/tufão, de acordo com a modalidade que o associado optou no momento de inscrever suas lavouras. Fumicultores que ainda desejam inscrever suas lavouras tem prazo até 31 de outubro. Para aqueles que antecipam o pagamento, até o final de setembro, o desconto é de 5%, e até o fim de outubro, 3%.

Crédito foto: Divulgação/Afubra