Artigos - Geral

“Gratidão, qual a sua importância?” por Márcia Sehn

Márcia Sehn (Foto: Divulgação)
Márcia Sehn (Foto: Divulgação)

No último artigo falei sobre hábito da disciplina, hoje vou falar sobre o hábito da gratidão. Você é uma pessoa que tem o hábito de agradecer? Você sabia que as pessoas que tem o hábito da gratidão são mais felizes? Você se lembra da última vez em que se sentiu ou demonstrou gratidão? Ou por quais motivos é grato hoje?

Gratidão é um sentimento, uma atitude de reconhecimento, de avaliação de algo que lhe trouxe benefícios. O ato de agradecer é positivo, pois descarta as coisas negativas e os sentimentos ruins e focaliza sua emoção e atenção nas coisas boas que a vida já lhe ofereceu. Praticar a gratidão é uma atitude simples, exige pouco tempo de você, não exige riqueza, não demanda ajuda de outras pessoas, é algo que pode ser praticado sozinho, em seu interior, onde só você tem acesso. Ainda, segundo William Shakespeare “A gratidão é o único tesouro dos humildes”.

Estudos mostram que a gratidão pode aumentar os níveis de bem-estar e felicidade entre aqueles que a cultivam. E ainda, o pensamento de gratidão – e sobretudo expressar aos outros – está associada ao aumento dos níveis de energia, otimismo e empatia.

A partir de hoje, exercite estas sugestões no seu dia a dia:
Todas as manhãs, ao acordar, pense em tudo aquilo pelo qual você é grato – Pode ser o sol que brilha na janela, seu trabalho, sua família, as pernas que o levam aonde você quer ou os olhos que usa para ver o mundo. Faça isso todas as manhãs, torne isso um hábito. Afirmo que, se você fizer isso, vai começar a sua manhã de forma positiva.

Todos nós temos dias ruins, porque a vida não é perfeita. Fatos ruins acontecem o tempo todo. Quando acontecer algo ruim para você, em vez de reclamar sobre o que ocorreu, use o tempo para refletir e escrever os motivos pelos quais você é grato atualmente. Vê-las registradas, e até mesmo o momento de escrever, pode te deixar mais calmo e tranquilo.

Seja grato pelos desafios da vida, porque eles servem como aprendizados e nos permitem crescer. Veja cada desafio como uma forma de aprender e construir uma vida melhor. Seja grato pelo que você tem. Sempre haverá aqueles que têm mais, assim como sempre haverá outros que têm menos. Agradeça que você tem o suficiente.

Todos nós temos a capacidade e a oportunidade de cultivar o sentimento de gratidão. Basta querer e usar uns minutos do dia para pensar em tudo o que você tem, mesmo que você julgue pouco o que tem e não tenha ainda conquistado tudo o que deseja. Em vez de viver a vida fazendo crítica de tudo e de todos, desenvolver uma “atitude de gratidão” é uma das maneiras mais simples para melhorar a sua autoestima, a sua saúde física e mental.
Pratique a gratidão todos os dias! Você vai se surpreender com os resultados positivos na tua vida e na vida das outras pessoas!!

Ótima semana!!!

Marcia Sehn – Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Pós-Graduada em Liderança Estratégica de Negócios e Pessoas