Artigos - Gestão de Pessoas

Gratidão! Você pratica? – por Márcia Senh

Márcia Sehn (Foto: Divulgação)

Você tem o hábito de expressar esse sentimento? Você sabia que treinar a gratidão é a como exercitar um músculo: quanto mais você pratica a gratidão, mais propenso estará a senti-la espontaneamente no futuro?

Ser grato traz benefícios físico, mentais e emocionais. Por isso, todos nós deveríamos expressar gratidão no dia a dia.

A gratidão é um dos sentimentos mais puros e nobres que existem. Pessoas gratas são muito mais felizes, uma vez que sabem valorizar o que possuem. Segundo o dicionário, a palavra gratidão significa qualidade de quem é grato, reconhecimento, sentimento de lembrança e agradecimento por um bem recebido, ato de reconhecer alguém por uma ação ou benefício alcançado.

Como ser grato?

Seja grato por todas as bênçãos que você tem recebido: agradeça por estar vivo, por ter saúde e disposição para viver, por respirar, caminhar e trabalhar, pela força que corre em suas veias, pela pessoa maravilhosa que você é e por seus talentos e qualidades. Tudo isso é responsável por formar quem você é hoje.

Seja grato por tudo de bom que você já conquistou, pelas pessoas extraordinárias que de alguma forma contribuíram para o seu crescimento, pelos erros, acertos e fracassos, pelas dificuldades e alegrias. Afinal, tudo isso foi importante para você estar aqui hoje.

Seja grato por sua família, seus amigos, sua casa, seu trabalho, seus sonhos e projetos de vida. Agradeça pelo simples fato de poder agradecer.

Você já ouviu falar do pote da gratidão?

O pote da gratidão é uma forma de exercitar a capacidade de olhar com maior amorosidade para suas conquistas, sejam elas grandes ou pequenas. Agradecer também é uma forma de mudar a nossa postura diante da vida e abrir caminho para que possamos visualizar novas e melhores perspectivas em nossos caminhos. Resumindo trata-se de uma forma bem simples de você relembrar os motivos que devem fazer com que você seja grato pela vida que tem.

Como funciona? Você deve escrever em um papelzinho as coisas boas que aconteceram e que lhe deram motivo para celebrar e agradecer. Ao longo de um ano você vai escrevendo e guardando em um recipiente. No final do ano, você abre o pote e lê tudo de bom que lhe aconteceu durante os 12 meses que se passaram e passa a entender que tem mais motivos para expressar a gratidão do que para reclamar da vida que tem.

Esta técnica vai lhe fazer refletir sobre os seus motivos para ser grato, já que que você deve colocar no pote, todos os dias, algum acontecimento positivo. Se foi um simples passeio com a família, uma vaga na universidade ou um aumento salarial na empresa. O importante é registrar, para que ao final do ano, você tenha motivos para sorrir e viver feliz.

Ótima semana!

Márcia Sehn – Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Pós-Graduada em Liderança Estratégica de Negócios e Pessoas.