Saúde RSS Estrela

Grenal da Saúde incentiva homens para a prevenção

LOGOS FOTOS SITE-05A Secretaria Municipal de Saúde de Estrela, através do Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids e da Rede Básica de Saúde (Unidades Básicas e Estratégias de Saúde da Família), realiza nos meses de novembro e dezembro, a campanha de prevenção voltada ao público masculino. Denominada “Grenal da Saúde”, a ação tem por objetivo chamar a atenção do público masculino para as ações de saúde que estão sendo realizadas no município e da importância de cuidarem de sua saúde também.

A proposta do nome da campanha “Gre-nal da Saúde” faz alusão ao Novembro Azul -mês de conscientização a respeito do câncer de próstata- e ao Dezembro Vermelho – 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids – além de trazer para discussão a participação dos homens na busca pelos cuidados com sua saúde e pelos serviços de saúde.

Para tanto, as equipes da rede pública municipal foram motivadas a participar e ampliar suas ações para os homens, através de uma gincana apoiada pelo SAE HIV/Aids. Será premiada a equipe de Estratégia de Saúde da Família que conseguir atingir o maior número possível de usuários do sexo masculino, através de consultas de rotina, exames de prevenção, testagem para hepatites virais, Lues e HIV, ações educativas em outras instituições e empresas, grupos sala de espera e o pré-natal masculino, que é tão importante para a saúde da criança que vai nascer quanto o pré-natal da mulher que está grávida. Todos os homens estão convidados a participar desse jogo nas unidades de saúde do município.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Estrela