RS RSS Eventos Destaques Teutônia

Grupo Bate Casco traz o melhor da música tradicionalista ao Acampamento Farroupilha

Grupo Bate Casco foi a atração da tarde de domingo (Foto: Édson Luís Schaeffer/Divulgação)

Muitas pessoas aproveitaram o domingo, dia 16 de setembro, para conhecer e prestigiar o 2º Acampamento Farroupilha, junto ao Centro Administrativo. E para o evento ficar completo, não faltou o fandango, animado pelo Grupo Bate Casco, de Lajeado. Os tradicionalistas e simpatizantes puderam conferir os maiores sucesso do grupo no Pavilhão Multiuso, que concentra a programação artística do Acampamento Farroupilha.

Não faltaram os grandes sucessos do Bate Casco, como “Rio Grande de Valor”, Porongo Cevado”, entre outros. Também teve os clássicos tradicionalistas, com interpretações de músicas de Os Serranos, Mano Lima, Os Monarcas e João Luiz Corrêa, mostrando a versatilidade musical do grupo.

O Grupo Bate Casco retorna ao Acampamento Farroupilha de Teutônia após sucesso na edição do ano passado. “Estamos muito felizes em estarmos novamente participando do Acampamento Farroupilha, compartilhando todo esse gauchismo da Semana Farroupilha de Teutônia. A gente sabe que a cada ano se está superando as expectativas. Então, para nós, do Bate Casco, ver aqui o público participando e compartilhando bons momentos da cultura tradicionalista tem um sentimento muito especial”, enaltece o gaiteiro fundador do grupo, Gustavo Wolschick.

O gaiteiro ainda acrescenta que o Acampamento Farroupilha traz muitos benefícios, em especial para as crianças. “Desde os pequenos vem cultivando o tradicionalismo e vendo que a cultura gaúcha é algo sadio. Na tradição gaúcha só temos benefícios. Aqui se tem cultura. Então, ver as futuras gerações fazendo algo saudável é muito bom”, ressalta.

Programação segue até dia 21

As atividades e atrações do 2º Acampamento Farroupilha, que segue até o dia 21, se concentram no Pavilhão Multiuso, Galpão Farroupilha e nos piquetes do acampamento. O evento tem como objetivos resgatar e difundir os hábitos e costumes do povo gaúcho, além de despertar nas pessoas o culto à tradição e à cultura.

Dentre as atrações, estão Luz de Candieiro, Bate Casco, Nativo Serrano, Toque de Vaneira, Os Centauros, Os Serranos e João Luiz Corrêa. No dia 18, ocorre a gravação do programa Fogo de Chão, com o apresentador Alex Camboim e os Serranos. No dia 20, está previsto o desfile dos cavalarianos pelas principais ruas da cidade, com a participação das entidades de Teutônia, além de Westfália, Paverama, Bom Retiro do Sul, Fazenda Vilanova, Maratá, entre outros.

Durante os dias de evento, os tradicionalistas resgatarão os costumes do povo gaúcho com rodas de chimarrão, comidas típicas e muita música nos piquetes do Acampamento. A programação interna ficará por conta de cada entidade e as atrações musicais e shows ocorrem no Pavilhão Multiuso.

Toda a programação terá entrada franca. A realização é da Prefeitura de Teutônia, através das secretarias da Indústria, Comércio e Turismo e da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, com apoio dos Centros de Tradições Gaúchas Rincão das Coxilhas e Porteira dos Pampas, Centro Cultural Tradicionalista Querência Amada e dos 14 piquetes.

Programação 2º Acampamento Farroupilha de Teutônia

Ø Segunda-feira – 17/09

Durante o dia – Integração com escolas sobre símbolos do Rio Grande do Sul e brincadeira com a vaca parada. Local: Acampamento Farroupilha.

15h – Resenha coletiva de Cavalos Crioulos. Local: Galpão Farroupilha

18h30 – Torneio de vaca parada, integração com todos os Piquetes. Local: Acampamento Farroupilha

19h – Palestra sobre manejo e alimentação de equinos com veterinário da Supra, Vinícius de Abreu. Local: Galpão Farroupilha

19h30 – Palestra Morfológica e divulgação do DVD Morfológico com Rodrigo Py, médico veterinário, criador e inspetor técnico da ABCCC (Organizado por Cabanha BMW e Cabanha La Eternidad). Local: Galpão Farroupilha

Ø Terça-feira – 18/09

20h – Jantar com os Serranos, promoção do Piquete Popular. Local: Galpão Farroupilha

20h – Gravação do programa Fogo de Chão e show com Alex Camboim, participação de Os Serranos e Grupo Luz de Candieiro e apresentação artística do CTG Rincão das Coxilhas. Local: Acampamento Farroupilha e Pavilhão Multiuso

21h30 – Show com os Serranos -(Ação solidária, com doação de 1kg de alimento não perecível). Local: Pavilhão Multiuso

Ø Quarta-feira – 19/09

19h30 – Missa Criola. Local: CTG Porteira dos Pampas

19h30 – Gravação do Programa Gente da Terra. Local: Galpão Farroupilha

21h – Fandango com Grupo Nativo Serrano. Local: Pavilhão Multiuso

Ø Quinta-feira – 20/09

9h30 – Desfile Farroupilha, com entidades, piquetes e escolas (Saída Agrocenter Languiru até o Centro Administrativo)

12h – Costelão. Local: CTG Rincão das Coxilhas

14h – Fandango com Grupo Os Centauros. Local: Pavilhão Multiuso

16h30 – Apresentação artística da Invernadas Pré-Mirim do CTG Porteira dos Pampas. Local: Pavilhão Multiuso

17h – Baile de integração dos piquetes e visitantes com Grupo Toque de Vaneira. Local: Pavilhão Multiuso

18h – Extinção da Chama Crioula

Ø Sexta-feira – 21/09

21h – Apresentação Invernada Juvenil do CTG Porteira Dos Pampas. Local: Pavilhão Multiuso

21h30 – Encerramento do Acampamento Farroupilha e show com João Luiz Corrêa. Local: Pavilhão Multiuso

Texto: Ascom Teutônia