Cultura Social Estrela

Grupo de alemães abraça Estrela

Alemães se revelam impressionados com algumas experiências da visita e agradecem a receptividade / André Silva/Prefeitura de Estrela

Delegação da cidade de Frankena retribui visitas de estrelenses e assim conhecem e desfrutam da cultural local

O tradicional intercâmbio cultural entre alemães e estrelenses tem mais um capítulo em outubro. Desde o último dia 04, Estrela recebe a visita de moradores da cidade de Frankena, situada no leste da Alemanha, ao norte da capital Munique. Os 23 turistas, entre 14 e 68 anos, estão hospedados na casa de 14 famílias integrantes do Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, e retribuem visitas realizada pelos estrelenses em 2001 e 2005. Trata-se da 36ª visita recepcionada, sendo que em 16 oportunidades os estrelenses realizaram excursão similar.

Ao longo desta quinta-feira (10) os alemães deram sequência ao roteiro de atrações. Na parte da manhã, entre as visitas programadas a empresas e escolas municipais, além de pontos turísticos, os visitantes foram recepcionados na Prefeitura de Estrela pelo chefe do Executivo, Rafael Mallmann, o vice Valmor Griebeler, também secretários e vereadores. Na ocasião, receberam informações pontuais e curiosidades sobre a economia local, educação, saúde, história e outros dados. O prefeito Mallmann, presenteado com lembrança da cidade, puxou um “Parabéns à Você” em alemão a dois aniversariantes do dia: Leon Rothe (15) e Rudi Brieeske (67).

Os visitantes se revelaram impressionados com os números recebidos, principalmente os envolvendo a produção econômica local e no atendimento à educação e saúde. Também destacaram a receptividade estrelense e se mostraram surpresos com a variedade comercial, assim como com o sabor da culinária local, além do sempre concorrido café, chimarrão e cerveja. O roteiro, controlado pelo instrutor de dança dos Grupos Folclóricos, Andreas Hamester, que já contou com a participação em ensaios e também cultos, seguirá com apresentações culturais, almoços e jantares coletivos entre outras atividades. A delegação fará também visitas a Teutônia e à 35ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul.

Texto: Rodrigo Angeli
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela