Meio Ambiente RS RSS Lajeado

Grupo de estudos define primeiras ações para revitalização do Parque do Engenho

Usuários do Parque podem dar sugestões de melhorias deixando na urna disponível na sede da Sema (Foto: Divulgação)

Um grupo de estudos da Prefeitura de Lajeado está definido as primeiras ações para dar início ao processo de revitalização do Parque do Engenho. Servidores da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e da Secretaria do Planejamento e Urbanismo (Seplan) fizeram uma vistoria no Parque do Engenho e levantaram pontos críticos para sugerir obras emergenciais.

Técnicos da Sema e da Seplan já haviam feito uma triagem das demandas do local em 2017. Foram realizados encontros com grupos técnicos, com a associação dos bairros envolvidos e moradores do entorno do Parque. A partir dos dados levantados nessa etapa, o grupo de estudos passou a trabalhar em três segmentos, que serão executados na seguinte ordem: obras de infraestrutura, ações ambientais e resgate histórico.

Com o objetivo de melhorar a infraestrutura do local, tendo em vista o uso do espaço público e o tempo que as obras definitivas podem levar, a equipe identificou pontos para atuação imediata, em caráter provisório. Em razão disso, foram instaladas fitas de isolamento em áreas que oferecem risco e placas informativas. A ponte que liga a rua próxima do Clube Tiro e Caça com a sede da Secretaria foi interditada por oferecer riscos. A Sema pede a colaboração da comunidade, respeitando os locais interditados, que serão adequados em breve para evitar qualquer acidente.

Para envolver a comunidade, a Sema também disponibilizou uma urna, que está localizada na recepção da sede da Secretaria, para que os usuários do Parque deem sugestões de melhorias que serão levados para discussão do grupo no próximo encontro.

As reuniões de estudos são mensais, e os munícipes interessados em participar das discussões podem manifestar o seu interesse realizando a inscrição na recepção da Sema.

Secretaria do Meio Ambiente (Sema):

Endereço: Rua Liberato Salzano Vieira da Cunha, 15, bairro Americano.

Horário de funcionamento: de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h45min, e sexta-feira das 8h às 14h

Telefone: 3982-1103

Texto: Ascom Lajeado