Social RS RSS Imigrante

Grupo do CRAS participa de oficina com Emater

A partir de agora os integrantes do grupo vão fazer o acompanhamento do crescimento, regando e cuidando dos canteiros (Foto: Divulgação)

Há alguns meses os Grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência da Assistência Social de Imigrante vêm trabalhando em parceria com a equipe de Emater-RS/Ascar de Imigrante. O grupo de 6 a 9 anos trabalhou com plantas bioativas.

Inicialmente, os participantes estudaram as plantas, bem como seu uso e as finalidades de cada uma. Após pintaram os pneus que serviram de canteiros e fizeram o plantio. Todas as atividades foram acompanhadas pela Emater.

Segundo a extensionista da Emater, Nair Kunzler Massoti, as plantas bioativas não são apenas plantas medicinais, elas interferem no funcionamento orgânico dos seres vivos e têm propriedades medicinais, aromáticas, e condimentares, de uso liberado pela Anvisa, foram utilizadas nas oficinas.

Tomilho, orégano, salsa, cebolinha, manjericão, estévia, mil em rama hortelã, manjerona, alecrim, estão entre as plantas mudas que foram plantadas pelas crianças em pequenos canteiros de pneus. As oficinas mecânicas do Beto e Correx fizeram a doação dos pneus para a ação.

A psicopedagoga do CRAS, Fabiana Christ, relata que a equipe pensou em fazer uma atividade prática para que as crianças pudessem ter contato com a terra e plantas medicinais. Também é um trabalho de conscientização, com o objetivo de que aprendam a lidar com o plantio das mudas e que deem continuidade à ideia em suas casas.

“A atividade busca a autonomia, que aprendam algo que possam estar aplicando no seu dia a dia. Visa também a integração do grupo e que eles vejam o resultado de uma conquista que foi deles”, enaltece ela.

A partir de agora os integrantes do grupo vão fazer o acompanhamento do crescimento, regando e cuidando dos canteiros. Assim que possível, levarão mudas para casa.

Texto: Ascom Imigrante