RSS Eventos Destaques Muçum

Grupo La Barca será atração na Univates

 Grupo foi atração na Semana Farroupilha deste ano (Foto: Divulgação)
Grupo foi atração na Semana Farroupilha deste ano (Foto: Divulgação)

O Grupo Folclórico Italiano La Barca, de Muçum, será um dos participantes do evento Ciranda Cultural: O Vale em Movimento, promovido pela Univates. A apresentação do grupo será no dia 25 de novembro, às 13h30min, quando o grupo sobe ao palco do teatro da instituição.

Diversas atividades, como danças, palestras, oficinas, músicas, exposições, mostra gastronômica e literária, poderão ser apreciadas de forma gratuita, com intuito de valorizar a diversidade cultural da região do Vale do Taquari.

Um dos únicos grupos de dança italiana na região, o La Barca foi criado através da Lei Municipal nº 1385/94 de 26 de abril de 1994. Desativado desde meados de 2000, a proposta tinha por objetivo resgatar a dança e os costumes italianos, apresentando shows com danças típicas. Hoje, composto por cerca de 20 jovens muçunenses, o grupo retomou suas atividades há mais de quatro meses, quando iniciou os ensaios que acontecem às segundas-feiras, às 18h, no Ginásio Municipal de Esportes, ministrados pelo professor Daniel Dalmolin, também instrutor no passado.

O ressurgimento foi idealizado pela da Administração Municipal de Muçum, através da Secretaria Municipal de Ação Social, Cultura Turismo e Desporto. Conforme a secretária da pasta, Jacinta Casagrande, um dos grandes ideais do Poder Público da Princesa da Pontes, é o resgate e promoção de atividades que se identificam com a história da cidade. “A ideia de reativar o La Barca é antiga. Desde que a atual gestão assumiu, tinha este objetivo”, conta.

No feriado do dia 20 de setembro, o grupo esteve no tablado da 30ª edição da Semana Farroupilha de Muçum, para sua primeira apresentação após a suspensão das atividades.

Texto: Ascom Muçum