Região Meio Ambiente RSS Destaques

Grupo participa de mutirão de limpeza das margens do Rio Taquari

17634
Uma tonelada de lixo foi retirada do Rio Taquari (Foto: Divulgação)

Como forma de celebrar a Semana Interamericana da Água, um grupo de voluntários participou, no sábado (19), de um mutirão de limpeza das margens do Rio Taquari. Promovido pela Emater/RS-Ascar em parceria com as prefeituras de Roca Sales e Encantado, além de departamento e conselhos do meio ambiente de ambos os municípios, o mutirão existe desde o ano de 2006, quando eram recolhidas cerca de 10 toneladas de entulhos do leito do rio. Neste ano, como resultado do trabalho de conscientização da população, foi retirada uma tonelada de lixo do Rio Taquari.

A ação teve início com a saída de participantes com barcos e caícos da Barra do Costi até o Passo da Barca, sendo que os demais voluntários realizaram as atividades de recolhimento no entorno do Passo da Barca, em Roca Sales. “O objetivo desta atividade é valorizar um recurso natural que não é renovável e que se torna, a cada ano, mais imprescindível e menos disponível na natureza em condições desejáveis para o consumo”, salientou o técnico em Agropecuária da Emater/RS-Ascar, Deoclesio Piccoli.

O evento contou com o apoio da cooperativa Sicredi e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), que contribuíram com a elaboração de um almoço para os envolvidos. À empresa LH Reciclagem coube a tarefa de destinar corretamente os resíduos recolhidos e que foram deslocados em seus caminhões. Também apoiaram o mutirão a Cosuel, o Moinho Sangalli, a equipe do Corpo de Bombeiros de Encantado e o promotor público André Prediger.

Texto: Ascom Emater