Cultura Natal Eventos Teutônia

Grupo Tholl, “No Natal daquele ano” de 2019, ficará na memória de Teutônia

Grupo Tholl trouxe o imaginário e a magia do Natal a Teutônia

Espetáculo do grupo circense de Pelotas integrou programação do Um Sonho de Natal de Teutônia

Daqui há alguns anos, a comunidade de Teutônia e região ainda se lembrará do que aconteceu “No Natal daquele ano” de 2019, quando teve a oportunidade de se encantar e emocionar com a magia do espetáculo natalino do Grupo Tholl. Sonho, magia, imaginação encanto, cor e luz, coreografias, malabarismos e acrobacias de tirar o fôlego: assim se define um pouco do que foi o espetáculo circense, que outorgou a proposta do evento Um Sonho de Natal na noite de segunda-feira, dia 2 de dezembro, na pista atlética do Colégio Teutônia.

Crianças e adultos não escondiam o brilho nos olhos. O olhar fixo em cada movimento que ocorria no palco e nas alturas. Todos mergulhando na história de uma árvore de Natal que cria vida e faz a diferença na vida de uma menina. Juntos, eles levaram o público, que lotou o gramado na pista atlética, em uma série de aventuras através do teatro, da dança e, é claro, do circo, mostrando que sempre se deve acreditar em seus sonhos e objetivos.

E é com esse mote que o espetáculo “No Natal daquele ano” chega ao terceiro ano. “Ele foi feito para rodar somente um ano, mas a procura foi tanta que já chegamos no terceiro ano, com 16 apresentações em novembro e 21 em dezembro. É um prazer imenso estar viajando estes dois meses com o espetáculo ‘No Natal daquele ano’, tendo essa recepção calorosa do público. Através do sonho de uma criança, procuramos mexer com o imaginário, fugindo das histórias tradicionais de Natal”, salientou o assistente de direção e ensaiador do Grupo Tholl, Diego Gouvea.

O espetáculo, criado e dirigido pelo idealizador e diretor do Tholl, João Bachilli, representa a mistura de duas paixões, tantos dos artistas, quanto direção do grupo. “Particularmente, amo o Natal e desde de criança sempre ajudei a decorar a casa e montar a árvores de Natal. Então é um prazer imenso misturar essas duas paixões, que é o trabalho com circo e o Natal. Todos os artistas gostam muito deste espetáculo, justamente por levar uma linda mensagem para o público”, frisou Gouvea.

Antes do espetáculo do Grupo Tholl, o público teve a oportunidade de prestigiar e se encantar com a apresentação do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia. No repertório, músicas natalinas, além de grandes clássicos da música nacional e internacional, dando uma “palhinha” da nova turnê que o grupo fará no próximo ano na Europa.

A secretária de Assistência Social e Habitação e primeira-dama, Jaqueline Musskopf, destacou que o evento Um Sonho de Natal também deixa como marca a solidariedade, uma vez que o público foi convidado a doar um quilo de alimento não perecível como ingresso. “Com a gratidão de todos vocês, famílias em vulnerabilidade também estarão comemorando o Natal. Aqui estamos construindo o futuro”, enalteceu.

O diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert, ressaltou que o evento está atingindo os seus objetivos. “Estes três primeiros dias de programação já provam que a vida tem mais sentido e podemos ser mais felizes. Um Sonho de Natal já está fazendo a diferença na cultura de Teutônia”, frisou.

O presidente da cooperativa Certel, uma das patrocinadoras do evento, Erineo José Hennemann, afirmou que o evento faz parte da missão social da empresa. “Não adianta no final do ano passarmos a régua e somente termos resultados financeiros. Os melhores resultados estão nos incentivos à cultura e ao esporte”, pontuou.

O diretor do Grupo Popular de Comunicação, Silvio Brune, destacou a parceria com o Colégio Teutônia, a Prefeitura de Teutônia e patrocinadores para oportunizar “Um Sonho de Natal” para a comunidade. “É um evento que se faz com várias mãos. O resultado está neste magnífico evento que a comunidade teutoniense e regional está tendo a oportunidade de prestigiar”, afirmou.

 

Passeios das lanternas, Orquestra de Teutônia, Sandro Coelho, entre outros

A programação natalina de Teutônia ainda contempla mais três dias de atrações para a comunidade teutoniense e regional, dentre eles Orquestra de Teutônia, Sandro Coelho e passeios das lanternas. Toda a programação, que contempla todas as idades, tem entrada franca, com a possibilidade de doação de um quilo de alimento não perecível. As programações ainda ocorrerão no Parque Poliesportivo do Bairro Canabarro (dia 8) e no Centro Administrativo (dia 12), além das ruas do Bairro Canabarro, no dia 6.

Na sexta-feira, dia 6 de dezembro, ocorre a Cantata de Natal e a Caminhada Ecumênica das Lanternas, no Bairro Canabarro, programação que foi agregada ao evento Um Sonho de Natal. A saída ocorre às 20h, em frente ao Ieceg/CNEC Teutônia e segue até a Igreja Católica Matriz, onde segue a programação. A organização é da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Teutônia Sul e da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

No domingo, dia 8 de dezembro, a programação do Um Sonho de Natal vai até o Parque Poliesportivo do Bairro Canabarro, a partir das 14h. O destaque da tarde fica para o show com Sandro Coelho. Durante a tarde haverá Feira de Artesanato, Feira do Produtor, Espaço Saúde, brinquedos infláveis gratuitos, espaço lúdico (com maquilagem e contação de histórias), Momento Aventura – Off Aventura (gratuito) mateada e praça de alimentação. Da mesma forma, pede-se que o público traga cadeiras para assistir confortavelmente as atrações.

E no dia 12 de dezembro, ocorre a 3ª edição do Natal Mágico – A Luz das Lanternas. A programação inicia às 19h30min, com o passeio das lanternas. Toda a comunidade está convidada a participar, sendo que a concentração ocorre nos fundos da empresa de artefatos de cimento Jung, na Avenida 1 Oeste. De lá, o passeio segue até o Centro Administrativo, onde ocorre o restante da programação, com destaque para o show natalino da Orquestra de Teutônia e chegada do Papai Noel.

Lembrando que toda a programação é gratuita, com a possibilidade de doação de um quilo de alimento não perecível. O evento “Um Sonho de Natal” é uma parceria entre Administração Municipal de Teutônia, Colégio Teutônia, por meio da Associação Cultural, Esportiva e Recreativa Teutoniense, e Grupo Popular de Comunicação.

 

UM SONHO DE NATAL

Entrada gratuita, com a possibilidade de doação de um quilo de alimento não perecível

>> 6 DE DEZEMBRO – Bairro Canabarro

Cantata de Natal e a Caminhada Ecumênica das Lanternas

A partir das 20h:

– Caminhada Ecumênica das Lanternas – saída em frente ao Ieceg/CNEC Teutônia e segue até a Igreja Católica Matriz

– Bênção Ecumênica

– Cantata de Natal

 

>> 8 DE DEZEMBRO – Parque Poliesportivo

14h – Abertura oficial e apresentação do Coral Municipal de Teutônia

14h30 – Momento Zumba Melhor Idade

15h – 1º Encontro de Mascotes

15h30 – Momento Kids (palhaços, perna de pau, malabaristas, maquiagem artística)

16h – Show com Matheus e Mathias

17h – Show com Sandro Coelho

18h – Chegada do Papai Noel

18h30 – Show com a Banda Plug

* Feira de Artesanato, Feira do Produtor, Espaço Saúde, brinquedos infláveis gratuitos, espaço lúdico (com maquilagem e contação de histórias), Momento Aventura – Off Aventura (gratuito) mateada e praça de alimentação.

 

 >> 12 DE DEZEMBRO – Centro Administrativo

3º Natal Mágico – A Luz das Lanternas

A partir das 19h:

– Passeio das Lanternas – concentração nos fundos da empresa de artefatos de cimento Jung, na Avenida 1 Oeste, em direção ao Centro Administrativo

– Bênção Ecumênica

– Apresentação do show natalino da Orquestra de Teutônia

– Chegada do Papai Noel

 

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer
CRÉDITOS DAS FOTOS: Édson Luís Schaeffer/divulgação
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Teutônia