Cultura RS RSS Destaques Teutônia

Grupos de Dança e Capoeira do CEMEF participam de evento na Bahia

Grupos de Dança e Capoeira de Teutônia participam do Ginga Feminina, na Bahia (Foto: Larissa Santos)

No início do mês, os grupos Modelo de Oxóssi Capoeira, Danças & Ritmos da Melhor Idade e Performance Yoga do Centro Municipal de Ensino Fundamental (CEMEF) Leonel de Moura Brizola representaram Teutônia em evento no Bahia. Na oportunidade, participaram do Ginga Feminina, nos dias 6 e 8 de setembro, em Salvador, evento coordenado pela Mestra Geisa.

O município de Teutônia foi representado por 12 pessoas, entre alunos e professores. O grupo de capoeira do CEMEF e da Melhor Idade tiveram a coordenação do mestre Submission, Claiton Júnior. Já a dança da Melhor Idade e Performance de Yoga estava sob a coordenação da professora Sônia Lúcia Gomes. Os grupos também foram coordenados pela Contramestra Ciganinha, Sheila Nery, de Lajeado.

Na abertura do evento, houve homenagens às mulheres capoeiristas, dança da Melhor Idade com a coreografia “O Vento” (homenageando a cultura gaúcha) e a performance de Yoga como cultura alternativa de integração ao evento. As apresentações e homenagens aconteceram no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador, inaugurado em 2007 no Centro Histórico da cidade, com arquitetura colonial barroca brasileira e com o objetivo de incentivar e divulgar a produção artística e cultural da cidade. Já as oficinas do Workshop de Capoeira aconteceram na Casa Olodum.

Das mãos da mestra coordenadora Geisa, Sheila Nery recebeu o prêmio de excelência feminina na capoeira, representando o Rio Grande do Sul e a capoeira Oxóssi no evento. “Axé para toda as mulheres que estão em busca de reconhecimento. Obrigada Mestra Geisa pelo reconhecimento e oportunidade. A luta contínua! Um salve a todas”, agradeceu.

Integraram a comitiva teutoniense os alunos e acompanhantes Reni Becker Lang, Lori Ruhrwiem, Célia Kilpp, Vantuir Theves, Jones Sebastião de Moraes, Jhonattan Tischer, Fernando Brochier, Egon Kilpp, Fátima Oliveira e professores.

Texto: Ascom Teutônia