Saúde RS RSS Teutônia

Grupos de Saúde Comunitária realizam encontro anual

Encontro anual debate questões referentes à saúde e alimentação saudável (Foto: Édson Luís Schaeffer/Arquivo/Folha Popular/Divulgação)

Nesta quinta-feira, dia 9 de agosto, ocorre o tradicional encontro anual dos grupos integrantes do Projeto de Saúde Comunitária, desenvolvido pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa). A entidade, em Teutônia, presta serviços de assessoria técnica a 10 grupos, sendo um deles composto pelos Agentes Comunitários de Saúde, que disseminam os conhecimentos às famílias visitadas. Além de Teutônia, participam do encontro os grupos dos demais municípios em que o Capa atua com os grupos de Saúde Comunitária.

A programação inicia às 13h30min, na sede do Sínodo Vale do Taquari, no Bairro Centro Administrativo, com a abertura e pronunciamentos. Às 13h45min haverá celebração, seguida de, a partir das 14h15min, de palestra e oficina sobre “Plantas alimentícias não convencionais (PANCS): identificação, nutrição e gastronomia”, ministrada pela engenheira agrônoma, professora da Uergs Santa Cruz do Sul e doutora em Horticultura, Fernanda Ludwing, e com a gastrônoma e mestre em Desenvolvimento Regional, Ana Cláudia Guske.

Às 15h30min será apresentado o vídeo “Saúde Comunitária: há 15 anos promovendo saúde e segurança e soberania alimentar e nutricional no Vale do Taquari”. Às 16h30min, ocorre o encerramento com lanche comunitário e degustação de receitas elaboradas e trazidas pelos próprios participantes dos grupos de Saúde Comunitária.

Contrato com o Capa abrange 10 grupos em Teutônia

A Administração Municipal de Teutônia mantém contrato com a Fundação Luterana de Diaconia, mantenedora do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia. A parceria com o Capa visa o fomento da agroecologia e, consequentemente, estimular mais qualidade de vida à população atingida direta e indiretamente. A proposta é resgatar os conhecimentos de antigamente, como os “sabores da vovó” e receitas caseiras de medicamentos, que possuem eficácia comprovada. Com isso, também se busca uma alimentação mais saudável e de qualidade, com produtos sem agrotóxicos.

Através do Contrato 14/2018, firmado em fevereiro deste ano, a Administração Municipal repassa à entidade o valor mensal de R$ 3.747,00, totalizando R$ 44.964,00. O Capa atende a 10 Grupos de Saúde Comunitária em Teutônia: Linha Germano, Linha São Jacó, Linha Clara, Linha Catarina, Pontes Filho, Linha Wink, Bairro Canabarro, Bairro Languiru e Bairro Teutônia, além dos Agentes Comunitários de Saúde, que acabam ampliando o alcance da proposta.

Foi com o propósito de oferecer qualidade de vida às pessoas que nasceu o Capa há 40 anos, quando um grupo de pastores da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) percebeu que a população estava adoecendo muito cedo, além da preocupação com o meio ambiente e o êxodo rural. Entre os anos 2000 e 2003, surge a ideia dos Grupos de Saúde Comunitária, iniciativa que se mantém forte, não somente em Teutônia, mas também em outros municípios do Vale do Taquari.

Texto: Ascom Teutônia