Social Roca Sales

Grupos de senhoras iniciam atividades coletivas em 2021

Os Clubes de Mães e grupos de senhoras do município de Roca Sales tem como característica a realização de encontros com o intuito de desenvolver habilidades no artesanato; aprimorar o cardápio de suas famílias com a elaboração e troca de novas receitas; diversificar as culturas na horta, pomar e jardim através de troca de rizomas, mudas e sementes bem como trocar experiências e adquirir novos conhecimentos. Esta é uma alternativa saudável para manter a mente ativa e que, em período de pandemia foi bruscamente substituída por atividades que demandassem apenas o esforço individual já que foram interrompidas todas as formas de encontros coletivos. Dessa forma, numa espécie de “isolamento social” as conversas em grupos e as trocas de conhecimentos foram substituídas, quando possível, por longas conversas ao telefone ou, quando muito, por troca de mensagens via whatsapp.
A Emater/RS ASCAR municipal de Roca Sales continuou, conforme permitiu o momento, os atendimentos a demandas com visitas, contatos individuais e através de grupos virtuais, campanhas e programas informativos de rádio e matérias de jornal, o que fortaleceu ainda mais o vínculo com o público atendido.
Com os grupos subdivididos e seguindo os demais protocolos em prevenção ao COVID – 19, a primeira atividade coletiva de 2021 foi desenvolvida na tarde do dia vinte e um de janeiro na propriedade de Moacir e Marilene Fleck, na Linha Brasil. “Na ocasião, que contou com quatro participantes, foi confeccionado um terço religioso que posteriormente poderá ser abençoado para reforçar que manter e resgatar essas práticas religiosas é importante para fortalecer a confiança e lutar contra as provações da vida”, reforça a Extensionista Social Leandra Bagatini, que coordena as atividades. “Ainda, a demanda parte dos grupos que anterior à pandemia estavam habituados a desenvolver atividades em parceria com a Emater/RS ASCAR na área de artesanato, segurança e soberania alimentar, educação e promoção da saúde e moradia, habitação e paisagismo e, em razão de o momento também exigir que se limite o número de participantes e que se utilize de espaços ao ar livre, a atividade fica em nada comprometida”, frisa a Extensionista Social.
Os próximos encontros estão agendados para os 26 e 27 deste mesmo mês nas comunidades da Linha Barão do Rio Branco e Linha Júlio de Castilhos.
Assessoria de Imprensa