Melhor Idade RS RSS Estrela

Grupos do Gracie participam de Culto da Reforma

Grupos da 3ª Idade de outros municípios marcaram presença (Foto: André Silva/Prefeitura de Estrela)

Foi realizado na sexta-feira (26) o tradicional “Culto da Reforma”, dedicado aos participantes do Grupo de Apoio e Convivência do Idoso Estrelense (Gracie) e a comunidade em geral. Mais de cem pessoas compareceram ao evento na Igreja Evangélica Luterana, que foi seguido por uma confraternização no salão da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (Oase), onde foi servido lanche e realizada apresentação de dança do grupo Caminhando Juntos. Marcaram presença representantes dos 23 grupos/centros do Gracie, programa da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth). No ano passado, o culto foi também especial, sendo que marcou os “500 Anos da Reforma”. Grupos de 3ª Idade marcaram presença. Na recepção estavam Hilaria Rodrigues e Ervino Sulzbach.

O Gracie tem a expectativa de, até o fim do ano, movimentar cerca de 600 pessoas, entre 50 e 102 anos de vida nos 23 grupos formados em bairros e localidades do interior. A participação é franca e aberta. As inscrições podem ser realizadas diretamente com os líderes dos grupos, nos dias dos respectivos encontros, ou no próprio Gracie (na sede do Centro de Referência de Assistência Social, no Cras Centro, Rua Tiradentes, nº 478), que faz o devido encaminhamento. Os encontros ocorrem desde março, diariamente a partir das 14h, em uma agenda pré-programada para cada um dos núcleos. Há ainda a participação em festas comunitárias, bailes e demais eventos municipais; a manutenção do Coral do Gracie e outras atividades culturais e a escolha da corte da Terceira Idade.

Além das atividades mensais, são sempre realizados eventos coletivos, entre eles para a celebração de datas como a Missa de Santo Antônio em junho, a festa do Colono e Motorista em julho, e agora o Culto da Reforma em outubro. Na quarta-feira (24) representantes do grupo da Delfina do Gracie e comunidade em geral participaram de almoço oferecido pela Unifrater em sua sede, em evento com presença do secretário da Sedesth, José Itamar Alves, e do vereador Marcio Malmann. No mês de novembro não ocorrerão encontros pois serão realizadas as tradicionais viagens de integração por Porto Alegre, cujo roteiro conta com passeio no Cisne Branco, almoço no Shopping Total e visitas aos estádios Beira-Rio e Arena do Grêmio. Para dezembro está programada a Festa de Encerramento. Mais informações pelo telefone 3981-1051.

Texto: Ascom Estrela