Saúde RS RSS Destaques Lajeado

HBB apresenta à imprensa mais moderno tomógrafo do interior do RS

Novo equipamento consegue imagens de alta precisão e, em muitos casos, evita procedimentos invasivos nos pacientes (Foto: Emilio Rotta/HBB)

Foi apresentado nesta quarta-feira (15) à imprensa o novo tomógrafo do Hospital Bruno Born, de Lajeado. O equipamento avaliado em mais de R$ 2 milhões foi adquirido através de emenda parlamentar e está entre os mais moderno do interior do Rio Grande do Sul.

Instalado há 20 dias, será utilizado especialmente em exames cardiológicos e oncológicos.

Conforme o médico Paulo Roberto Schwartzman, que irá operar o equipamento, o tomógrafo consegue visualizar as artérias coronárias com alto grau de precisão.

Devido a esta capacidade de geração de imagens em alta resolução, a implementação de tratamentos precoces, como para a prevenção de infartos, é facilitada. “A máquina consegue fazer o escore de cálcio, avaliando a existência ou não de placas nas coronárias, e avaliar o risco de infarto”, exemplifica. “O HBB está indo além dos outros hospitais. É um passo muito grande para a medicina de ponta.”

São cinco indicações de uso na área da cardiologia, além de todas as demais realizadas usualmente por tomógrafos: Pacientes com dor torácica na Emergência; pacientes com exames cardiológicos conflitantes; avaliação de dor torácica; avaliação de pacientes com insuficiência cardíaca; e determinação do escore de cálcio.

O infarto agudo do miocárdio é a primeira causa de mortes no país, de acordo com o Departamento de Informática do SUS (DataSUS).

Do evento de hoje participaram o diretor executivo da instituição, Cristiano Dickel, membros da diretoria, médicos e convidados.

Texto: Ascom HBB