Destaques Lajeado

HBB chega a mil internações por Covid-19

Marca foi alcançada no sábado (24), após um ano, um mês e 13 dias após o primeiro atendimento de caso de coronavírus

O Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, alcançou neste fim de semana a marca de mil internações por Covid-19 na ala criada especialmente para o atendimento de pacientes contaminados pelo coronavírus.

Foi um final de semana relativamente tranquilo no atendimento, que registrou queda, nas últimas semanas, em relação ao pico da doença, ocorrido entre fevereiro e março. Em 23 de fevereiro o HBB havia registrado a maior procura histórica por atendimento, com 80 pacientes em um único dia.

A Ala Covid foi criada em março do ano passado, antes mesmo de o governo decretar que o país vivia uma pandemia. Foi um esforço conjunto do HBB, apoiado pela Administração Municipal, que permitiu a montagem do espaço, isolado e com condições de atender desde casos suspeitos, em leitos de observação, até casos gravíssimos, com áreas de UTI.

Desde então o hospital internou pacientes de 74 cidades gaúchas. Foram 151 óbitos de moradores de Lajeado e 66 mortes de pacientes de outras cidades por Covid-19. Ao todo, entre os dias 12 de março de 2020 e 25 de abril de 2021 foram realizados mais de 7,66 mil atendimentos de casos suspeitos e confirmados, com 402 pessoas precisando de atendimento na UTI Covid. O tempo médio de internação pela doença é de 7 dias, 3 horas e 25 minutos.

Desde o início da pandemia o HBB disponibiliza à comunidade, de forma gratuita, todos os dados relativos a atendimentos por Covid em seu site: https://www.hbb.com.br/servicos/covid_hbb