Investimento Saúde Lajeado

HBB inaugura terça novo Atendimento 24 Horas

HBB inaugura mais um espaço e qualifica atendimento a pacientes

Serviço, que entra em funcionamento terça-feira, foi projetado para oferecer mais conforto, agilidade e privacidade

Um projeto baseado em três pilares: conforto, agilidade, privacidade. Assim será o novo Atendimento 24 horas do Hospital Bruno Born (antes chamado de Pronto Atendimento). O espaço, ampliado da área atual do PA até uma área do hospital anteriormente destinada ao setor administrativo, começa a funcionar na terça-feira (9). A solenidade de inauguração está marcada para as 19h.

O diretor Executivo da instituição, Cristiano Dickel, explica que a intenção é que o paciente passe sempre adiante no atendimento, não tendo fluxos reversos. “Além disso as áreas foram projetadas de forma ampla a fim de que os pacientes tenham maior conforto e privacidade.”

As salas de observação agora serão individualizadas por sexo e crianças terão espaço exclusivo. Os consultórios terão dois corredores: durante o dia ambos serão para atendimento de pacientes clínicos; à noite um dos lados atenderá pacientes clínicos, e o outro pacientes pediátricos.

A inauguração será a primeira das três fases do novo serviço. A segunda começa em 10 dias, com a revitalização da fachada e entrada principal do HBB (pela Benjamin Constant, por onde os pacientes do Atendimento 24 Horas irão sair). A terceira fase será a expansão dos leitos de observação: o número de camas será triplicado e também separados entre masculinos, femininos e crianças. Neste ambiente dos leitos ficarão os pacientes triados nas cores Vermelho e Amarelo (na primeira fase, de abertura do novo espaço, ficarão os pacientes Azuis e Verdes, acomodados em poltronas).

 

Mais médicos

A expectativa é que, nos próximos meses, o serviço conte sempre com três ou quatro médicos – um deles emergencista – à disposição dos pacientes. “Isso ajudará a diminuir o tempo de espera. Hoje são dois médicos no atendimento, sendo um terceiro para casos mais graves”, explica o coordenador médico da Emergência, André Pinheiro Weber. “Nossas equipes também estão sendo capacitadas com protocolos que seguem padrões internacionais”, afirma.

O serviço de Pediatria está passando por estudos de demanda: atualmente há atendimento das 19h às 7h durante a semana e, nos finais de semana, durante 24 horas. O objetivo é contar com médicos pediatras todos os dias, 24 horas por dia.

 

Acolhida

A forma de acolhimento também está mudando. Uma equipe da instituição ficará disponível na sala de espera a fim de diagnosticar, de forma antecipada, o motivo do atendimento e fazer o encaminhamento adequado.

 

Em breve, mais novidades

O HBB lançará, em breve, um sistema informatizado para atendimento. Através de um aplicativo de celular será possível realizar um pré-check in domiciliar. O paciente faz o cadastro e pode saber o tempo de espera, entre outras informações.

 

 

Assessoria de Imprensa
Hospital Bruno Born