Esporte RSS Geral Mato Leitão

Hidroginástica atende dezenas de pessoas

O Programa de Hidroginástica instituído pela Administração no ano passado, em caráter experimental, terá continuidade neste ano com base nas adequações determinadas por um projeto de lei aprovado na Câmara de Vereadores. A Prefeitura continuará subsidiando em até 50% o custo dos serviços prestados pela Empresa Centro Terapêutico Espaço Equilibrium.

Para se habilitar no programa ou regularizar situação, os beneficiários deverão preencher ficha de inscrição em duas secretarias municipais. Os integrantes dos grupos da Terceira Idade (participantes ativos) devem ajustar cadastro na Assistência Social. Já os usuários do programa Saúde Mental e pessoas com recomendação médica deverão atualizar o cadastro na Secretaria da Saúde.

Todos os beneficiários do programa devem apresentar atestado de aptidão para a prática de atividades de hidroginástica e assinar declaração comprometendo-se a participar regularmente das atividades, pois no caso de faltas não justificadas, ficarão responsáveis pelo pagamento das sessões não realizadas diretamente para a empresa contratada. A pessoa que tiver quatro faltas consecutivas não justificadas perderá o direito à vaga, podendo ser substituído.

Em quatro meses, no ano passado, o número de atendimentos surpreendeu, tendo chegado a 102 pessoas em apenas 30 dias. Para este ano, a previsão é de atender até 120 pessoas, envolvendo as secretarias da Assistência Social e Saúde. Em janeiro, por exemplo, 87 usuários receberam atendimento através do programa municipal.

 

QUEM PODE PARTICIPAR

– Secretaria da Assistência Social: integrantes dos grupos da Terceira Idade (idade mínima definida pela lei federal 10.741); pessoas com deficiência; integrantes ativos de grupos do Cras

– Secretaria da Saúde: usuários do Programa de Saúde Mental; munícipes que tenham recomendação médica comprovada por atestado médico de especialista e exames, limitado em até 12 sessões consecutivas

 

SAIBA MAIS

A hidroginástica é um exercício aeróbico feito em piscinas que tem como objetivo a manutenção da saúde. Melhora a capacidade aeróbica, resistência cardiorrespiratória, força muscular, flexibilidade, além de proporcionar um gasto calórico dependendo da intensidade dos exercícios.

 

 

Assessoria de Imprensa de Mato Leitão