Mundo Serafina Corrêa Social Destaques

Hoje é o dia da PIZZA!

A história da pizza começou há mais de seis mil anos. Acredita-se que foram os egípcios os primeiros a misturarem farinha com água. Outras pesquisas dizem que foram os gregos, que faziam a massa à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e assavam em tijolos quentes. Depois, foram os italianos, napolitanos, que passaram a acrescentar molho de tomate e orégano à massa, que era dobrada ao meio como se fosse um sanduíche. Mas a pizza ganhou o mundo a partir do século XVI, conquistando paladares a cada novo sabor.

A primeira pizza redonda foi criada por Rafaelle Esposito, em 1889, para ser servida à rainha Margherita, da Itália, e foi enfeitada com as cores da bandeira italiana: queijo, manjericão e tomate (branco, verde e vermelho). E assim a pizza ganhou fama, correu a Itália e se alastrou pelo mundo. No Brasil, até os anos 50, as pizzarias eram uma exclusividade das colônias de descendentes italianos. A partir daí, a pizza se disseminou, transformando-se num dos mais saborosos e populares pratos de nossa culinária.

 

Em Serafina Corrêa, para preservar essa herança cultural e valorizar esse prato típico, a Associação Comercial e Industrial de Serafina Corrêa (ACISCO) criou, em 2011, o Festipizza. O Festival oferece mais de 50 sabores de pizzas doces e salgadas, um banquete de diversão e alegria.

Em 2021, o Festipizza ocorrerá em dois finais de semana de julho, com farta gastronomia, bebida, animação, encontro, integração, turismo e lazer.

 

Texto: Assessoria de Imprensa.