Mulher Social Destaques Teutônia

Hora do Mamaço destaca a importância do aleitamento materno

O evento é uma das ações fazem parte da Semana Mundial do Aleitamento Materno

Durante o evento alusivo à Semana Mundial do Aleitamento Materno, houve troca de experiências sobre o ato de amamentar

O leite materno é a forma mais saudável e ecológica de alimento para os bebês, pois ele contém todos os nutrientes e anticorpos essenciais até o sexto mês de vida. Como forma de destacar a importância do aleitamento materno, ocorreu no sábado, dia 3 de agosto, no quadrante do Relógio de Flores, no Centro Administrativo, a terceira edição da Hora do Mamaço de Teutônia. O evento reuniu voluntários, pais e apoiadores da amamentação.

A abertura da Hora do Mamaço ficou à cargo do Coral Infanto-Juvenil de Teutônia e, após, houve troca de experiências sobre o ato de amamentar. A roda de conversa entre os presentes foi conduzida pela empresária Caroline Immich, que expôs sua vivência com o aleitamento materno. O médico de Família e Comunidade, Fábio Zorthea, conduziu um bate-papo junto com o técnico em químico Luis Fernando Bruxel, onde foi discutido sobre o papel do pai no processo de amamentação, já que ambos são pais. Teve ainda, exposição de fotos e espaço para as crianças brincarem.

Para a enfermeira obstetra Roseléia Regina Halmenschlager, o evento foi uma forma de sensibilizar a todos para o ato de amamentar, já que é um processo natural e fundamental. “O objetivo principal do evento é trazer para os pais, as famílias, os profissionais e sociedade em geral, a discussão e informação sobre este ato, que é de suma importância para o bebê, mãe e consequentemente para a sociedade. Para que se consiga promover a amamentação é necessário uma rede de apoio”, salientou.

De acordo com a coordenadora de enfermagem da Secretaria de Saúde, Heloísa Mello, que também está vinculada à Primeira Infância Melhor (PIM) e Programa Saúde na Escola (PSE), para que a Rede de Atenção a Saúde se estabeleça, é necessário assegurar os princípios da universalidade do acesso. “Um dos itens da rede é proporcionar espaços coletivos para debates. Assim é possível organizar estratégias onde todos assumam a co-responsabildade e contribuam com ações articuladas, que garantam a participação efetiva, não só dos que compõem a rede, mas também dos familiares”, explicou.

Diversas ações fazem parte da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que ocorre desde o dia 1º de agosto e segue até o dia 07 de agosto. No dia 7, das 7h30min às 11h30min, agentes comunitários de saúde e equipe do programa Primeira Infância Melhor (PIM) participarão de capacitação sobre aleitamento materno, junto ao Sínodo Vale do Taquari, no Centro Administrativo. E no dia 9, das 16h30min às 18h, ocorre a Blitz Teutão, com entrega de material informativo, na sinaleira do Bairro Languiru (cruzamento das ruas 3 de Outubro e 25 de Julho).

A iniciativa é da Aliança Mundial para Ação em Amamentação. No município, integram a comissão organizadora as secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Habitação, e Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, além do Primeira Infância Melhor.

 

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Larissa Santos
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Teutônia