Social Destaques Teutônia

Hora do Mamaço e ações de conscientização marcarão Semana do Aleitamento Materno

Objetivo da programação é conscientizar sobre a importância do aleitamento materno

Também estão previstas blitz de conscientização e capacitações. Hora do Mamaço ocorre no dia 3 de agosto, em sua terceira edição, junto ao quadrante do Relógio de Flores 

Entre os dias 1º e 7 de agosto, é celebrada a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que visa reforçar a importância da amamentação materna em todo o mundo. Em Teutônia não será diferente. Diversas ações de conscientização estão previstas, dentre elas, a Hora do Mamaço, que ocorre em sua terceira edição no dia 3 de agosto, junto ao quadrante do Relógio de Flores, no Centro Administrativo.

A Semana do Aleitamento Materno tem como objetivos informar as pessoas sobre as ligações entre equidade de gênero na proteção social de mães e pais e amamentação; fixar valores amigáveis às mães e pais e normas sociais de igualdade de gênero em todos os níveis para apoiar a amamentação; envolver indivíduos e organizações para um maior impacto; e reafirmar a ação sobre a proteção social de mães e pais com equidade de gênero para promover o aleitamento materno.

A partir disso e atenta ao tema de Semana do Aleitamento Materno, “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação”, Teutônia prepara diversas atividades. No dia 2 de agosto, das 16h30min às 18h, ocorre a Blitz Teutão, com entrega de material informativo na sinaleira do Bairro Canabarro (cruzamento das ruas Carlos Arnt e Arnaldo Krug).

No dia 3 de agosto, ocorre a tradicional Hora do Mamaço, das 14h às 17h, no quadrante do Relógio de Flores, no Centro Administrativo. Estão previstas diversas atividades, como roda de conversa entre mães/famílias e profissionais, com troca de experiências e vivências, contação de história infantil, entre outras. A programação é aberta a toda a comunidade, pais e familiares, para que todos se sintam como parte importante desse processo, tão importante para o desenvolvimento da criança. Solicita-se que as famílias tragam cadeiras, lanche e bebidas do seu gosto.

No dia 7, das 7h30min às 11h30min, agentes comunitários de saúde e equipe do programa Primeira Infância Melhor (PIM) participarão de capacitação sobre aleitamento materno, junto ao Sínodo Vale do Taquari, no Centro Administrativo. E no dia 9, das 16h30min às 18h, ocorre mais uma Blitz Teutão, com entrega de material informativo, desta vez na sinaleira do Bairro Languiru (cruzamento das ruas 3 de Outubro e 25 de Julho). Durante toda a semana, escolas de Educação Infantil e postos de saúde também estarão trabalhando o assunto.

Para a enfermeira obstetra Roseléia Regina Halmenschlager, essas ações visam sensibilizar a todos para o ato de amamentar, que deve ser visto pela sociedade como natural e fundamental. “O objetivo principal é trazer a sociedade para reflexão e discussão da importância da amamentação e seus inúmeros benefícios tanto para a mãe como para bebê e consequentemente para a sociedade”, ressalta.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno é uma promoção da World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) – Aliança Mundial para a Ação de Aleitamento Materno. Em Teutônia, integram a comissão organizadora as secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Habitação, e Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, além do Primeira Infância Melhor.

 

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Teutônia