Saúde RS RSS Destaques Teutônia

Hora do Mamaço evidencia a importância do aleitamento materno

Na roda de conversa entre as mães/famílias e profissionais foi possível entender a importância do aleitamento materno (Foto: Larissa Santos/Divulgação)

Ocorreu no sábado, dia 4, no quadrante do Relógio de Flores, no Centro Administrativo, a segunda edição da Hora do Mamaço. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio das secretarias de Educação e de Assistência Social e Habitação, reuniu voluntários, pais e apoiadores da amamentação.

Na oportunidade, houve troca de experiências e vivências sobre o ato de amamentar. Na roda de conversa entre as mães/famílias e profissionais foi possível entender a importância do aleitamento materno. O leite materno é a forma mais saudável e ecológica de alimento para os bebês, pois ele contém todos os nutrientes e anticorpos essenciais até o sexto mês de vida.

Para a enfermeira obstetra Roseléia Regina Halmenschlager, realizar o evento é uma forma de sensibilizar a todos para o ato de amamentar, que deve ser visto pela sociedade como natural e fundamental. “O objetivo principal do evento é trazer a sociedade para reflexão e discussão da importância da amamentação e seus inúmeros benefícios tanto para a mãe como para bebê e consequentemente para a sociedade”, ressaltou.

De acordo com Fábio Zorthea, médico de Família e Comunidade, a família tem um papel muito importante no processo da amamentação. “Quanto mais a família participar das ações educativas, obtendo informações, mais poderá dar o apoio para a mulher, como importante ferramenta para efetivar esse processo. A participação também do companheiro nesse processo, uma vez que este pode representar um elemento significativo de apoio emocional e divisão do cuidado”, concluiu.

Para a primeira-dama e mãe da Mariana, Jaqueline Musskopf, a amamentação é muito importante para o desenvolvimento da criança. “A amamentação é uma das etapas importantes para seu filho, para ele crescer forte e saudável. A relação de afeto da mãe com o filho é tão importante quanto amamentar. Eu não tive o prazer de amamentar, mas a relação de carinho no momento que minha filha se alimentava era exclusiva, um momento de afeto meu com ela”, frisou.

Além de exposição de fotos e trabalhos produzidos pelas escolas municipais de Educação Infantil de Teutônia, as crianças presentes, puderam cantar e dançar na roda de música feita especialmente para elas, escutar contos de histórias infantis, confeccionar brinquedos e pintar desenhos.

A programação integrou a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que ocorreu de 1º agosto e prossegue até dia 7 de agosto. A iniciativa é da Aliança Mundial para Ação em Amamentação.

Texto: Ascom Teutônia