Cultura RS Educação RSS Destaques Estrela

Horas do Conto projetam Feira do Livro de Estrela

Obra foi em torno de livro de autor que estará presente à feira (Foto: Divulgação)

Dentro do projeto de divulgação e envolvimento dos alunos em torno da 8ª Feira do Livro de Estrela, escolas da rede municipal de ensino realizam atividades com seus alunos voltadas ao evento, agendado para ocorrer de 2 a 6 de outubro. Edições conjuntas da Hora do Conto da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Ruth Markus Huber, do Bairro Boa União, e da Escola Municipal de Educação Infantil Espaço de Sonhos, do Bairro Pinheiros, têm trabalhado com obras de autores que estarão presentes na feira, oportunizando momentos de integração entre crianças dos dois educandários e incentivado o gosto pela leitura.

Jonas Ribeiro será um dos autores presentes na 8ª Feira do Livro. Pois sessões conjuntas do projeto a Hora do Conto, envolvendo alunos até da Educação Infantil das duas escolas e dos primeiros dois anos do Ensino Fundamental da Emef Ruth Markus Huber, foram realizadas com livro do autor. A obra escolhida foi “É uma janela ou uma banguela”, que mostra a situação da perda do dente de leite na idade infantil, situação a qual muitos dos alunos estão passando. Com a ajuda de uma enorme boca, língua e um dente que voa em meio ao conto, a ação encantou aos pequenos. A magia envolveu a todos e não faltaram algumas das crianças contando aos demais as suas próprias versões.

A iniciativa é da educadora Alessandra Garcia, coordenadora nas duas escolas, e conta com apoio de ambas as equipes diretivas. Para Alessandra, os momentos têm sido bastante aguardados pelos alunos e mostra como há interesse sim para com a leitura. “Claro que é preciso termos boas histórias e, para crianças já tão envolvidas com a era digital, buscar alternativas e criar elementos que despertem mais o interesse delas é muito importante. Por exemplo, a interatividade com a boca gigante utilizada na Hora do Conto nesta primeira obra e a integração com outras crianças fizeram o maior sucesso”, explica ela.

Novos encontros estão previstos para hoje e quarta-feira (18), outra vez envolvendo os dois educandários, mas agora com nova obra, também de Jonas Ribeiro: “O carrinho movido a carinho”. Os organizadores prometem surpresas. Mais informações pelo 3981-1073.

Texto: Ascom Estrela