Saúde Região RSS

Hospital Santa Cruz promove curso de ventilação mecânica

LOGOS FOTOS SITE-05O Hospital Santa Cruz (HSC), por meio da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), realiza nos dias 30 de setembro, 1º e 2 de outubro o Curso de Ventilação Mecânica, voltado para profissionais e acadêmicos das áreas da saúde. A atividade será ministrada pelo professor Sergio Nemer, fisioterapeuta e doutor em Pneumologia pela Universidade de São Paulo (USP), num total de 20 horas.

No dia 30 de setembro o curso ocorrerá nos turnos da tarde e da noite. No dia 1º de outubro as atividades serão realizadas pela manhã e pela tarde e, no dia 2, somente pela manhã. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de setembro no endereço www.hospitalstacruz.com.br/cursoventilacao. O investimento é de R$ 300 até o dia 15 de setembro. A partir desta data, as inscrições terão o valor de R$ 350. As vagas são limitadas.

Os temas abordados serão Modos ventilatórios convencionais: VCV, PCV, PRVC, PSV; Monitorização ventilatória e ajuste do ventilador mecânico; Modos de desmame; Índices preditivos para o desmame; Ventilação mecânica na DPOC e na SDRA; Estratégia protetora, “Driving Pressure”, PEEP ideal e posição prona; Recrutamento alveolar; Ventilação mecânica no TCE; Monitorização multimodal (SjO2, ECO2, PbrO2, microdiálise cerebral); Quando e como hiperventilar; e Como usar a PEEP e como fazer o recrutamento alveolar no paciente com TCE e SDRA.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Ensino, Pesquisa e Extensão do HSC com Lilian Graff ou Augusto Hirsch, pelo e-mail sephsc@unisc.br ou pelo telefone (51) 3713-7428.

Ministrante
O professor e doutor Sergio Nemer é especialista em Neurofisiologia, Fisioterapia Respiratória e Neurológica, com formação internacional em PNF, Bobath, Osteopatia músculo-esquelética, Mailtland, Mulligan e Neurodinâmica. É professor e coordenador da pós-graduação de Fisioterapia em UTI da Unigranrio e do Complexo Hospitalar de Niterói, Rio de Janeiro. Também atua como fisioterapeuta do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Nemer possui a maior produção científica nacional em congressos mundiais de terapia intensiva, apresentando estudos científicos nos seis continentes. É autor de vários artigos nacionais e internacionais e do Índice Integrativo de desmame, estudo altamente acessado mundialmente e reproduzido em vários países.

Texto: Ascom Hospital Santa Cruz