Investimento Saúde Cruzeiro do Sul

Hospital São Gabriel Arcanjo terá nova sala e modernização no aparelho para Raio-X

Recursos para reformas e equipamentos são específicas.

Recentemente iniciaram as obras para a instalação de uma nova sala de Raio-X no Hospital São Gabriel Arcanjo, de Cruzeiro do Sul.  Além disso, o equipamento para a realização desse tipo de exame será modernizado.

Segundo a gerente administrativa da Casa de Saúde, Jéssica Güntzel, o novo equipamento é um digitalizador. Assim, os resultados dos exames não precisarão mais ser impressos em “chapas” passando por uma revelação.  Com o novo equipamento o resultado é digitalizado e arquivado no computador, podendo ser analisado pelo profissional médico de forma mais prática, não sendo mais necessário o resultado físico do exame.  Ainda, de acordo com a equipe do Hospital, isso deixa o processo mais ágil e melhora a qualidade – definição – da imagem da lesão.

A assistente administrativa do Hospital, Ana Paula Farias, responsável pelo processo burocrático que envolve compras por meio de emendas parlamentares, explica que o digitalizador foi adquirido através de recurso específico para a aquisição de equipamentos hospitalares. “O custo foi de R$ 135 mil”, diz.

Quanto a obra, está sendo realizada por profissionais da Prefeitura. O espaço da nova sala de Raio-X deve ser adequado conforme exigências previstas em Lei. “O serviço deve se estender por, no mínimo, 30 dias”, frisa a gerente administrativa.

Diante disso, até que a obra esteja conclusa, a realização de Raio-X precisa ficar suspensa. Tendo essa necessidade, em caso de urgência ou emergência o paciente é encaminhado para o Hospital Bruno Born. No caso de exames eletivos o paciente precisa procurar a Unidade Básica de Saúde para o encaminhamento.

Desde já a equipe do Hospital agradece a compreensão, tendo em vista a obra que trará melhorias para o atendimento da comunidade e estará de acordo com o que exige a Lei.

 

Reformas no Hospital

A Administração do Hospital São Gabriel Arcanjo salienta que todas as obras realizadas na Casa de Saúde cruzeirense são graças a recursos vindos de doações de empresas e emendas parlamentares específicas para essas finalidades.

Para que possam ser executadas é necessário que se elaborem projetos que precisam ser aprovados para que os valores possam ser aplicados. Além disso, com a obra pronta é preciso que se faça a prestação de contas, documentada, inclusive com fotos.

Lembrando que toas as reformas realizadas, e as que ainda estão previstas, fazem parte de uma série de adequações exigidas em Lei, para que seja possível a continuidade das atividades no Hospital.

 

 

Fotos: Marcio Steiner
Assessoria de Imprensa de Cruzeiro do Sul