Santa Cruz do Sul Saúde

Hospitalzinho retoma atendimento 24 horas em Santa Cruz do Sul

A partir desta noite, o Complexo de Saúde Hospitalzinho, no Bairro Santa Vitória, retoma seu atendimento 24 horas à população. A medida foi anunciada esta tarde pela prefeita Helena Hermany e é uma das 33 metas elencadas para serem cumpridas nos primeiros cem dias de governo. Um termo de compromisso foi firmado entre a Prefeitura e o Hospital Ana Nery e nos próximos dias será elaborado um termo aditivo ao contrato de prestação de serviços.

Desde 2017, o plantão médico 24 horas havia sido suspenso no local, sob alegação de baixa demanda e como medida de economia. No entanto, na visão da atual Administração, o serviço nesse horário atende a uma necessidade da população que mora na zona sul do município e tem o local como referência em atendimento de urgência e emergência.

De acordo com a prefeita Helena Hermany, a reabertura da instituição de saúde no horário compreendido entre 23h e 7h do dia seguinte é um compromisso de campanha, que expressa o ideal de cuidado com as pessoas, o espírito da atual Administração. “Governar é eleger prioridades e a saúde está dentro do cuidado social. Priorizar saúde é cuidar das pessoas. Afinal, quanto vale uma vida? A vida não tem preço, se uma vida for salva, já terá valido a pena”, observou.

Na avaliação da prefeita, a interrupção no atendimento do plantão noturno ao longo dos últimos dois anos tornou mais difícil a vida dos moradores dos bairros da zona sul. “As pessoas têm dificuldade em se deslocar até o centro da cidade para buscar atendimento na UPA e no PA. São pessoas carentes, que precisam ter o serviço mais perto de suas casas”, reforçou.

Ao dirigir-se a uma moradora do bairro, Helena lembrou da promessa feita no período de campanha e disse que espera que a partir de agora as portas da instituição de saúde estejam abertas 24 horas. “Sei o quanto esse foi o desejo da comunidade. Houve passeatas, manifestações e as pessoas foram ignoradas. Agora começa um tempo diferente, vamos escutar as pessoas e fazer aquilo que elas necessitam.

Durante o ato, a secretária municipal de Saúde, Daniela Dumke, falou que a reabertura do complexo no turno da noite é o início de um grande trabalho que a Administração tem pela frente. “Vamos rever toda a questão da atenção básica para qualificar nossos serviços. Sabemos da importância que o Hospitalzinho tem para a cidade, principalmente para a comunidade da zona sul, que terá o atendimento 24 horas perto de suas residências”, disse.

Com a retomada do atendimento noturno o Hospitalzinho passa a funcionar durante as 24 horas do dia, sem interrupção. Já o plantão pediátrico é realizado no horário das 17h às 23h.

 

Texto: Isabel Corralo
Fotos: Luiz Fernando Bertuol