Educação RSS Paverama

I Feira da Cidadania destacou trabalhos sobre Educação Fiscal

2º lugar Destino dos Tributos EMEF São José.
(Foto: Divulgação)

Economia, orçamento doméstico, impostos, tributos e empreendedorismo foram pautas exploradas pelos alunos da Rede Municipal de Ensino, na I Feira da Cidadania, realizada na EMEF Prudêncio Franklin dos Reis, no Bairro Morro Bonito, no último sábado.

Baseados nas atividades de educação fiscal que já estão sendo abordados em sala de aula, e implantado pela Secretaria Municipal de Educação ao currículo escolar desde 2013, os alunos puderam escolher um assunto e através de projetos apresentá-lo para a comunidade e para os jurados. A atividade foi dividida em três modalidades de ensino: Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais.

A feira foi organizada em forma de competição, onde os melhores trabalhos foram julgados por um grupo de jurados que acompanharam a apresentação, e avaliaram os conhecimentos, a apresentação e a organização das atividades.

As escolas de Educação Infantil abordaram o tema “A importância do Poupar” com a confecção de cofrinhos e discussões sobre o valor numérico das coisas, dos alimentos, de seus brinquedos e a importância de poupar e se organizar seja para fazer compras ou para guardar para algo maior que se deseje.

No Ensino Fundamental foram destacadas amplas e diferentes temáticas como a conscientização e mecanismos de atuação na coleta de impostos e no investimento destes valores para o bem maior que é a comunidade.

Cada escola recebeu a sua temática e desenvolveram seus trabalhos sobre ela; a EMEF Prudêncio: Orçamento doméstico, os impostos do dia a dia, impostos em Paverama. EMEF Gonçalina: História dos tributos, divisão dos impostos, talões de produtorese Imposto de Renda, EMEF Visconde: Talões de produtores, EMEF Reinaldo: Emplacamento e tipos de tributos, EMEF São José: Destinos dos tributos, EMEF Sagrado: Tipos de tributos.

A Secretária de Educação e Cultura Rosicler Flach destacou a importância desta atividade e a satisfação de todos os envolvidos com os resultados obtidos no evento, que teve um grande público e trabalhos maravilhosos por parte das escolas. “Ações como essas, nos dão cada vez mais motivação e a certeza de que com união e empenho de todos, o resultado é sempre positivo”, concluiu.

Modalidade: Educação Infantil
(Temática: O Poupar)
1º lugar: EMEI Pequeno Mundo;
2º lugar: EMEI Pingo de Gente.

Modalidade: Anos Iniciais
1º lugar: Emplacamento e Tipos de Tributos – EMEF Reinaldo Markus;
2º lugar: Destino dos Tributos – EMEF São José.

Modalidade: Anos Finais
1º lugar: Orçamentos Domésticos (EMEF Prudêncio Franklin dos Reis);
2º lugar: Divisão de Impostos no Brasil (EMEF Gonçalina Pinto Vilanova).

Texto: Ascom Paverama