RSS Rural - Agricultura Progresso

II Etapa de vacinação contra a febre aftosa será em novembro

De 1º a 30 de novembro, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação realizará a 2ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado do Rio Grande do Sul, onde deverão ser imunizados os bovinos e búfalos de 0 a 24 meses de idade.

É importante destacar que não há mais doação de vacinas contra a febre aftosa pela SEAPI/RS. Sendo assim, todos os produtores, independente da quantidade de animais que possuam, os produtores deverão comprar as doses necessárias para a vacinação do rebanho em casas agropecuárias credenciadas pelo Estado para a comercialização da vacina contra a Febre Aftosa.

Após, deverão comprovar a vacinação através da apresentação da Nota Fiscal de compra e declaração da quantidade de animais vacinados, por categoria, no Escritório de Defesa Agropecuário de Progresso/RS, junto a Secretaria de Agricultura. O prazo máximo para a comprovação da vacinação é de cinco dias úteis, após a compra da vacina.

Aqueles que não comprovarem a vacinação sofrerão sanções, conforme determinação do Decreto Estadual n° 52.434/2015 e terão sua propriedade interditada até a regularização dos procedimentos. A vacinação é um mecanismo importante para reduzir a disseminação da febre aftosa, levando em consideração que a doença é altamente contagiosa e de rápida dispersão, entretanto não impede a reintrodução do vírus em zonas livres.

Texto: Ascom Progresso