Cultura RS RSS Destaques Westfália

II Mostra Cultural proporciona noite especial à comunidade westfaliana

Através da dança, SCFV Idosas mostrou vitalidade e encantou a todos os presentes (Fotos: Paloma Driemeyer Valandro/AI)

O final de ano é um período de celebração, que traz consigo o sentimento de renovação. É também momento de refletir sobre o ano que está próximo do fim e planejar o futuro. Neste sentido, a II Mostra Cultural de Westfália foi planejada com o objetivo de reunir e aproximar as famílias para uma noite especial, de magia, reflexão e encanto.

Realizada na quarta-feira passada, dia 28 de novembro, a programação artística e cultural reuniu famílias westfalianas na Casa da OASE, no Centro do Município. A segunda edição da Mostra Cultural foi marcada por apresentações especiais de canto, dança e teatro, realizadas por adolescentes, adultos, idosos e pessoas com deficiência.

Abrindo oficialmente a programação, o prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, parabenizou a Assistência Social e a Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto pela reedição da programação. “Precisamos valorizar os talentos do nosso município, bem como as atividades que aqui são desenvolvidas. Momentos culturais também são obras importantes para o desenvolvimento de Westfália, não somente aquelas que são visíveis. Parabéns, mais uma vez, por esta grande iniciativa”, enalteceu Landmeier.

As atrações artísticas e culturais foram abertas com a apresentação conjunta dos corais Infantil e Juvenil de Westfália. Sob a regência do professor Leandro Ahlert, as jovens apresentaram duas canções à comunidade westfaliana: “Doce companhia” e “Eu quero sempre mais”. Os dois grupos iniciaram suas atividades em 2017 e são formados por estudantes do Ensino Fundamental.

Na sequência, adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – 11 a 15 anos – apresentaram uma dança ao público: “Meu abrigo”. No Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), este serviço é desenvolvido pela psicopedagoga Fabiana Christ e pela assistente social Deise Herberts.

Na segunda edição da Mostra Cultural, o SCFV – Pessoas com Deficiência (PcD’s) se apresentou em conjunto com usuários do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIFs). Na oportunidade, os grupos proporcionaram uma apresentação especial à comunidade westfaliana, promovendo alegria e reflexão. Enquanto que o Grupo Amigos Unidos (PcD’s) é coordenado pelas orientadoras sociais Claudete Kunzler Beckenbach e Fabieli Wasem Magedanz e pela assistente social Deise Herberts, os PAIFs têm, na coordenação, a orientadora social Claudete Kunzler Beckenbach e o psicólogo Vinícius Huffell Vargas.

Outra atração da noite foi a Oficina de Violão, coordenada pelo professor Leandro Ahlert. Na ocasião, os jovens apresentaram duas músicas: “O sol” e “Daqui só se leva o amor”. Esta é apenas uma das tantas oficinas promovidas aos estudantes do Município. Atualmente, ela é desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vila Schmidt, do Centro, e Rio Branco, de Linha Paissandu.

O grupo do SCFV – Idosas Dança (Grupo de Idosos Vergissmeinnicht) tem, na coordenação, Aline Sofia Schlieck e o psicólogo Vinícius Huffell Vargas. Na oportunidade, as senhoras apresentaram três danças sênior, sendo uma sentada, uma mesclada (em pé e sentada) e outra em pé: “Ciro sentado”, “Polka dos ciganos” e “Folgazão”. Através das coreografias, elas mostraram vitalidade e promoveram alegria aos presentes.

As oficinas de teatro têm na coordenação, neste ano, Fernando Tepasse e Caroline Costa. As mesmas surgiram em 2017, através de uma parceria entre a Assistência Social e a Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto. Durante a II Mostra Cultural, os grupos “Enigmáticos” e “Expressão da Arte” apresentaram as peças “Olha o professor” e “A festa”, respectivamente. Os teatros trataram sobre educação, amizades, relacionamentos familiares e gravidez na adolescência.

A programação também contou com a apresentação do SCFV – Intergeracional. Na ocasião, através do poema “Valeu amigo” e da música “Oração da família”, eles abordaram os temas amizade e família. Este grupo tem, na coordenação, a orientadora social Fabieli Wasem Magedanz e a assistente social Letícia Güntzel.

A II Mostra Cultural de Westfália foi uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Assistência Social, integrada à Secretaria de Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social, e da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto.

Reedição da atividade

A Mostra Cultural surgiu em 2017, através de uma parceria entre a Secretaria de Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social e da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, as quais tinham o objetivo de mostrar, à comunidade westfaliana, as atividades desenvolvidas naquele período. A partir do sucesso da primeira edição, as pastas optaram pela reedição da programação, que, mais uma vez, superou as expectativas da comissão organizadora.

Texto: Ascom Westfália