Investimento Rural - Agricultura Imigrante

Imigrante amplia investimentos no setor primário

No fim de fevereiro deste ano foi sancionada a Lei nº 2.209 de 2019 que inclui produtores de gado leiteiro e de corte na Lei que concede auxílio de terraplanagem para construção ou ampliação de pocilgas, aviários e galpões. Neste ano, 4 produtores já apresentaram a documentação exigida, e destes, três terraplanagens já foram realizadas para a construção de aviários.

Para ter direito aos serviços de terraplanagem, o produtor interessado deve protocolar o pedido juntamente com a declaração da empresa integradora atestando a abertura de vaga para o produtor, declaração de que possui água e energia elétrica em quantidade suficiente, projeto elaborado por equipe técnica e licença ambiental de instalação. A ordem dos protocolos é que define a ordem de execução das terraplanagens.

Os beneficiados terão até 80 horas de serviços com subsídio de 100%, após essa cota, terão auxílio de 70% em mais 120 horas. Anualmente, podem ser beneficiados até dez produtores com esta Lei. O município pode utilizar máquinas próprias ou terceirizar os serviços.

O produtor Norberto Horst recebeu o auxílio de terraplanagem para a construção de um aviário de 2.970 m². Atualmente, a produção anual é de mais de 300 mil cabeças de frango e com a construção do novo aviário a estimativa é de aumentar em mais 240 mil cabeças por ano. Segundo eles, o investimento da obra se aproxima de R$ 1 milhão. Horst, frisa que o município está subsidiando os produtores, mas terá o retorno desse auxílio.

Na propriedade, ele e o filho trabalham com a criação de aves, mas há mais um parceiro que cuida da produção de leite. Ao ano, são produzidos mais de 150 mil litros de leite.

Segundo o secretário da pasta, Guinter Hart, atualmente, o setor primário movimenta mais de um terço da arrecadação de Imigrante. Com as ampliações que estão sendo realizadas no setor avícola, por exemplo, haverá o aumento de mais de meio milhão de aves abatidas por ano. O dado atual é de 10,5 milhões de cabeças por ano.

 

Assessoria de Imprensa de Imigrante