Meio Ambiente RSS Estrela

Implantação da logística reversa é destaque na Semana do Meio Ambiente

Atividades de Educação Ambiental de forma lúdica e informativa serão realizadas com estudantes (Foto: Divulgação/Arquivo)
Atividades de Educação Ambiental de forma lúdica e informativa serão realizadas com estudantes (Foto: Divulgação/Arquivo)

O Governo de Estrela, através da Secretaria do Meio Ambiente e Saneamento Básico, firmará Termo de Compromisso Ambiental com estabelecimentos que comercializam lâmpadas e pilhas, com o objetivo de implantar a política de logística reversa, conforme previsto na Lei Nacional de Resíduos Sólidos. O ato será no dia 7, às 9h30min, na sede da Amvat, e faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente. Estes materiais devem ser devolvidos pelos consumidores nos locais onde foram adquiridos, os quais devem dar o encaminhamento para o descarte correto e não colocados para a coleta seletiva feita pelo município. Em torno de 50 estabelecimentos devem firmar o termo. O processo teve início em 2016, quando houve uma audiência com a participação do Ministério Público. Naquela ocasião ficou estabelecido que seria celebrado este Termo de Compromisso Ambiental entre o município e os estabelecimentos.

A programação da Semana do Meio Ambiente será de 5 a 9 de junho, organizada pela Secretaria do Meio Ambiente.  No dia 5, das 9h às 16h, haverá a atividade “Sala Verde vai à Praça”, na Praça Menna Barreto. Participarão alunos das escolas Ruth Markus Huber, 20 de Maio, Santo Antônio, e agentes mirins de Educação Ambiental da Sala Verde/ Emefs Arnaldo José Diel e Pedro Jorge Schmidt.

No dia 6 haverá atividade sobre recursos hídricos e distribuição de cartilhas no Parque Municipal da Lagoa, a partir das 9h, com alunos da Emef Cônego Sereno Hugo Wolkmer. No dia 7, às 9h30min, na sede da Amvat, ocorre a assinatura de termos de compromisso entre o município e estabelecimentos comerciais para a implantação da Política da Logística Reversa em relação ao comércio de lâmpadas e pilhas. No dia 8 ocorrem ações com os agentes mirins de Educação Ambiental da Sala Verde/ Emef Odilo Afonso Thomé, às 9h, com distribuição de folders da coleta seletiva no centro da cidade. Às 14h será realizada a reunião mensal do Conselho do Meio Ambiente, na Câmara de Vereadores. Já no dia 9 representantes da Secretaria do Meio Ambiente participam, em Antônio Prado, de reunião do Comitê de Gerenciamento da Bacia Taquari-Antas.

Texto: Ascom Estrela