Segurança Investimento Destaques Estrela

Implantação de Força Tática em Estrela pauta reunião do GGIM

Encontro tratou de mobilização para viabilizar Força Tática

Entidades vão iniciar mobilização no município para buscar recursos para viatura e equipamentos

A criação de uma Força Tática no 40º Batalhão de Polícia Militar de Estrela foi pauta do encontro do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), coordenado pelo secretário do Planejamento e Desenvolvimento Econômico Paulo Finck, nesta quinta-feira (12.09). A importância da unidade no combate à criminalidade foi reconhecida pelos presentes, mas há necessidade de garantir o efetivo – questão que já está sendo trabalhada – e equipamentos para que possa entrar em operação. Para tanto, será iniciada uma mobilização junto à comunidade para buscar os recursos necessários à aquisição de veículo e equipamentos.

Uma das formas pela qual é possível colaborar é por meio de doações ao Instituto Cultural Ipê Amarelo Vale do Taquari. O presidente André Kieling e o diretor de operações Sandro Bremm falaram sobre a proposta do instituto, que tem também caráter educacional e visa aproximar os órgãos de segurança da sociedade, com a participação direta de pessoas físicas ou jurídicas (empresas) que queiram colaborar no aparelhamento dos órgãos de segurança. Conforme Kieling, a entidade já arrecadou R$ 440 mil, investidos na implantação da Força Tática em Lajeado. O Ipê Amarelo, ressalta ele, possui um departamento técnico que avalia as necessidades para a melhor efetividade na aplicação das verbas arrecadadas.

Participaram da reunião representantes da sociedade, dos órgãos de segurança – Brigada Militar, Polícia Civil e Bombeiros – do Poder Judiciário e Ministério Público e do Executivo. Também compareceram o secretário de Segurança Pública de Lajeado, Paulo Roberto Locatelli Gandin, e o coordenador do Departamento de Trânsito, Vinícius Renner, que apresentaram informações sobre as ações na área de segurança pública em Lajeado, como os índices de ocorrências, entre outras. Na próxima segunda-feira, dia 16, às 17h, na sede da OAB, haverá um novo encontro para tratar da mobilização para que o município de Estrela possa garantir a implantação da Força Tática.

 

Texto e fotos: Paulo Ricardo Schneider
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela