Iniciativa Destaques Estrela

Inaugurado Cartório Especializado na Delegacia Amiga dos Animais

Estrela, primeiro a ostentar o “Selo de Delegacia Amiga dos Animais” no Vale do Taquariinaugura novo departamento para atendimentos exclusivos da causa

Há uma semana, na presença da secretária estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, Regina Becker Fortunati, o prefeito de Estrela Elmar Schneider sancionava a nova lei de proteção aos animais e tornava o município pioneiro na região ao receber o “Selo da Delegacia Amiga dos Animais”. Nesta sexta-feira (25), a causa teve um novo e importante avanço. Outra vez na presença da secretária estadual Regina Fortunati, do chefe do Executivo estrelense e de outras autoridades, o delegado de Estrela Juliano Stobbe inaugurou o primeiro Cartório Especializado no Combate aos Crimes Ambientais do Vale do Taquari, com os quais principalmente os crimes contra os animais serão tratados com maior urgência e particularidade no município.

O convênio entre o governo municipal, a Secretaria Estadual de Segurança Pública e a Delegacia de Polícia de Estrela, assinado dias atrás, fomentava a parceria entre as três esferas, e nesta sexta-feira (25) ganhou um reforço. Em ato realizado na delegacia estrelense, Stobbe, Schneider e Regina Fortunati inauguraram o espaço que irá atender, de maneira mais direta e especial, os crimes contra a fauna e a flora e os maus tratos a animais de estimação. Na parceria, a Administração Municipal irá ceder dois estagiários para colaborar com os atendimentos. A inauguração foi prestigiada ainda, entre outras autoridades e parceiros, pela Delegada do Departamento Regional da 19ª DPR Lajeado, delegada Shana Luft Hartz; pelo Comandante do 40º BPM, major Cássio Gonzatti; o Comandante da Patram, sargento Adilson da Silva Brum; e a vereadora e defensora da causa, Tiane Cagliari.

O delegado Stobbe foi o primeiro a falar aos presentes. “A questão ambiental, e nela se incluiu a animal, passou a ser vista no País como primordial. Esperamos assim que, com este cartório, possamos avançar nesta causa, e para aqueles que acham que com isso vamos esquecer ou deixar em segundo plano outras, afirmamos que estão equivocados. Uma não elimina a outra, mas elas se completam”, afirmou. A Secretária Regina Fortunati foi no mesmo sentido. “Considerando as crianças e jovens, que muitas vezes estão envolvidos nestes crimes, podemos afirmar tratar-se de uma prevenção a outros mais graves no futuro.” E frisou, se dirigindo ao prefeito. “Aqui estou outra vez, amigo de muitas caminhadas. Que essa nossa relação de proximidade nos ajude mais uma vez a colaborarmos um com o outro em lutas importantes como esta.” O município já conta com uma unidade do Grupo de Polícia Ambiental (GPA) da Brigada Militar (BM).

O prefeito Elmar Schneider também se pronunciou. “Recebemos hoje, mais uma vez, a visita da secretária Regina Fortunati, que aqui estava na semana passada. Ainda ontem estávamos na companhia do também secretário Leonardo Busatto. Em seis meses foram vários secretários estaduais em diversas visitas a Estrela. As boas relações são importantes. Parcerias são fundamentais para o sucesso em objetivos. E aqui temos hoje mais um exemplo de como isso funciona”, declarou, ao citar o envolvimento dos poderes e lideranças para a execução do referido projeto, e ao citar outro que vai ganhar atenção por parte do governo estrelense: o canil municipal.