RS Educação Os Vales em Notícia Imigrante Westfália

Inclusão é tema de Formação Continuada para professores

Gilca Kortmann coordenou a primeira formação de 2019.

Nos dias que antecedem a volta às aulas, os professores da rede municipal de ensino de Westfália participam de atividades especiais de acolhida, que promovem a capacitação e a qualificação do quadro pedagógico. Na terça-feira, dia 12 de fevereiro, por exemplo, a Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMEC) oportunizou mais uma Formação Continuada, a qual teve como tema “Inclusão: compromisso com a Educação”.

Realizado no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vila Schmidt, este foi mais um momento para o aperfeiçoamento de conhecimentos. Além dos professores do educandário do Centro do Município, participaram da Formação Continuada profissionais da EMEF Bandeirantes (Linha Frank), EMEF Olavo Bilac (Linha Berlim) e EMEF Rio Brando (Linha Paissandu), bem como professores de Imigrante.

O prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, e a secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Elisangela Schneider Wiethölter, fizeram a abertura da Formação Continuada. “Estamos nos aproximando do início de mais um ano letivo. Aproveitem este momento para a reflexão e extraiam o máximo de conhecimento deste encontro, que só tem a agregar à profissão. São momentos importantes e fundamentais”, destacaram, desejando a todo o quadro pedagógico um bom retorno às aulas.

A Formação Continuada foi coordenada pela doutora e mestre em Educação (Unisinos), Gilca Lucena Kortmann, que abordou a temática “Inclusão: compromisso com a Educação”. No decorrer do ano, outros momentos como este serão promovidos aos professores westfalianos e imigrantenses.

Parceria com Imigrante

Para 2019, os municípios de Westfália e Imigrante mantiveram a parceria para a promoção da Formação Continuada aos professores. A atividade ocorrerá mensalmente, envolvendo quadros pedagógicos da Educação Infantil e séries iniciais e finais do Ensino Fundamental.

Elisangela Wiethölter ressalta a importância desta parceria. “Dessa forma, além de baratear os custos dos encontros para os dois municípios, temos mais oportunidades de troca de ideias e experiências na área da educação. Isso é muito válido para ambos”, enaltece a secretária municipal.

TEXTO: Paloma Driemeyer Valandro/AI

FOTOS: Divulgação