Vacina Saúde Destaques Estrela

Inicia a vacinação exclusiva de industriários em Estrela

Município também já deixou pré-agendada para terça-feira (29) etapa de imunização para o público em geral, agora de quem tem 40 anos ou mais

Com o início da imunização da classe industrial neste sábado (26), o Governo de Estrela fecha uma semana de etapas quase que diárias de vacinação contra a Covid-19. Apenas no último domingo e segunda-feira não foram realizadas sessões. Na terça-feira (29) será retomada a vacinação para o público em geral, mas então com a idade limite sendo reduzida para 40 anos ou mais, além dos demais grupos prioritários.

Ao todo, Estrela já imunizou 13.692 cidadãos com a D1 e 5.853 estrelenses com a (D2), o que faz o município superar a marca estimada de 50% do público-alvo (pessoas acima dos 18 anos) com a aplicação inicial (D1). A Secretaria Municipal de Saúde detalha que este dado somente não é oficial ainda diante do Painel de Monitoramento da Imunização Covid-19 porque não foram lançados no sistema todos os números já realizados.

Próximas etapas

Neste sábado, das 8h às 12h, será aberta a rotina de imunização exclusiva da classe operária. A mesma ocorrerá na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central – Posto Central –, no Bairro Oriental, mas conforme pré-agendamento (via Whats 99127-9045) da equipe de saúde com as empresas e indústrias. Estas geram uma lista de funcionários/idade e a Saúde faz o respectivo agendamento com as mesmas conforme a disponibilidade de doses. Nesta primeira etapa pelo menos 400 funcionários de algumas empresas serão vacinados.

A Secretaria de Saúde de Estrela já deixou pré-agendada para terça-feira (29) a próxima etapa de aplicação da primeira dose para o público em geral e grupos prioritários, como portadores de doenças, profissionais da saúde e da educação, motoristas profissionais e outros. A mesma ocorrerá no Parque Princesa do Vale, das 8h às 12h, ou enquanto houver doses.

Etapas realizadas

Nesta sexta-feira (25) ocorreu mais uma etapa D2, mas então do imunizante da CoronaVac. Esta foi apenas para pessoas agendadas. Na quinta-feira (24) também foi dia de D2 da AstraZeneca, mas então para quem tem 65 anos ou mais, e que há três meses havia recebido a dose inicial (D1). Ao todo foram 272 cidadãos que compareceram. Na quarta-feira (23) foi realizada a D1 para gestantes (é necessário sempre levar a carteira de gestante) e lactantes com bebês de até 6 meses (levar a certidão do bebê). Estas etapas são realizadas uma ou duas vezes por semana, de acordo com a procura e o agendamento. A intenção dessa união de datas/grupos é evitar o desperdício de frascos de vacinas – que permitem a aplicação de doses a mais pessoas – com apenas algum caso isolado. Na terça-feira (22) foi realizada a aplicação da D2 da CoronaVac.