Venâncio Aires Educação Destaques

Inicia elaboração de documento complementar para aplicação da BNCC

Proposta será desenvolvida neste ano por educadores da rede pública e privada de ensino

A Rede Municipal de Educação trabalha na elaboração de propostas, que farão parte de documento local, utilizado nas atividades  pedagógicas previstas na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O documento será elaborado durante este ano de forma conjunta com a rede estadual e privada. A medida pretende relacionar os conteúdos da BNCC com temáticas culturais, histórica e religiosas regionais.

Educadores estiveram reunidos nesta terça e quarta-feira para debater as propostas. Encontro ocorreu na escola Profª Odila Rosa Scherer e reuniu cerca de 300 profissionais da educação.

Conforme a Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação, Alice Theis, todas as escolas do país terão que colocar em prática a nova BNCC a partir do próximo ano. “Neste documento da etapa municipal, os professores serão os autores da proposta para efetivar a BNCC e o Referencial Curricular Gaúcho”, explica.

Durante a formação, educadores apontam quais são as habilidades locais que podem ser desenvolvidas e como promover o desenvolvimento dessas habilidades. Professores das Escolas de Educação Infantil também discutiram o tema durante formação no fim de janeiro.

 

Comissão mista

A proposta final será construída a partir das sugestões dos educadores de todas as redes de ensino do território municipal. Para isso, uma comissão será formada com o objetivo de  planejar o restante do documento.

Segundo Alice, em 2020, escolas e as mantenedoras, terão que trabalhar seguindo as orientações da BNCC, Referencial Curricular Gaúcho e do documento municipal.

 

 

Foto: Cássia Paula Colla
Cássia Paula Colla – Jornalista ( MTB.16.803 )
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing
Venâncio Aires – RS