Meio Ambiente RS Encantado RSS

Inicia o projeto de Revitalização da Rua Padre Anchieta

As plantas foram substituídas por espécies nativas de porte médio adequado (Foto: Divulgação)

Nesta semana, a Administração Municipal de Encantado iniciou o projeto de revitalização da Rua Padre Anchieta. A proposta foi apresentada aos moradores em março deste ano, e nesta semana os servidores da secretaria de Obras Públicas iniciaram o trabalho. Do trajeto que compreende o pórtico de entrada até o acesso à Rota do Desenvolvimento, foram retiradas cinco árvores nativas e nove exóticas, de porte inadequado e estado fitossanitário comprometido, devido às sucessivas podas incorretas. Entre as exóticas suprimidas, constavam plantas consideradas invasoras que causavam danos ao passeio público, como a Tipuana (Tipuana tipu), pela legislação ambiental (Portaria SEMA nº 79, de 31 de outubro de 2013).

As plantas foram substituídas por espécies nativas de porte médio adequado, que futuramente, além de embelezarem o município, não comprometerão a rede de energia elétrica.

Conforme o projeto apresentado aos moradores, foram plantadas Murtas de Cheiro (Murraya paniculata), na lateral direita da rua, sentido centro-rodovia. No lado oposto (lado do Curtume Aimoré), serão plantadas sibipirunas (Caesalpinia pluviosa) e quaresmeiras (Tibouchina granulosa), que são árvores de grande porte, que darão sombreamento ao passeio público. O trabalho está sendo feito em parceria entre a Secretaria de Obras Públicas e o Departamento de Meio Ambiente. As plantas foram substituídas visando o melhor embelezamento da cidade, melhor sombreamento e melhor harmonização do ambiente.

Texto: Ascom Encantado