RS RSS Rural Imigrante

Iniciada a distribuição de vacinas da aftosa

A Secretaria Municipal da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Imigrante iniciou na última semana a distribuição de vacinas da febre aftosa.

Vacinação é obrigatória (Foto: Reprodução/Google)

Desde 2016 o Estado não está mais fornecendo a vacina, e para facilitar o acesso dos produtores e garantir a imunização dos rebanhos bovinos e bubalinos, o município adquiriu com recursos próprios 6.500 doses, no valor de R$7.995,00.

As doses estão sendo distribuídas conforme o número do cadastro de animais de cada propriedade rural. As doses devem ser entregues até o dia 30 de maio, porém, se algum produtor necessitar aplica-las antes, deve retirá-las na secretaria. Para isso, deverá portar um recipiente com gelo para o transporte das doses.

O veterinário responsável pelo posto veterinário do município, Guilherme Messchmidt, ressalta que a sanidade dos rebanhos depende da total imunização de bovinos e bubalinos, como estipulado no Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), que está sob a coordenação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A vacinação ocorre em duas etapas anuais, sendo a primeira em maio e a segunda em novembro. Na primeira etapa todo o rebanho deve ser imunizado, e na segunda, somente os animais abaixo de 2 anos. Não vacinar os animais pode acarretar em multas para o produtor.

Texto: Ascom Imigrante