RSS Obras Lajeado

Iniciada obra de construção do Posto de Saúde Novo Tempo no Bairro Santo Antônio

Caumo, Bergmann e Musskopf no local onde está sendo construído o posto de saúde Novo Tempo (Foto: Rafael Scheeren Grün)

A Prefeitura de Lajeado iniciou a construção do posto de saúde Novo Tempo, na Rua Arnoldo Uhry, no Bairro Santo Antônio. Na quinta-feira (19), o prefeito Marcelo Caumo, acompanhados dos secretários da Saúde, Tovar Musskopf, e de Obras e Serviços Públicos (Seosp), Fabiano Bergmann, conferiram as obras de terraplenagem do terreno onde será erguida a unidade de saúde. O local fica ao lado dos Residenciais Novo Tempo I e II, que somam 448 apartamentos entregues em 2017 à famílias de baixa renda, motivo pelo qual será construído o posto, dada a demanda que se configurou com tantas famílias morando no local.

Para o prefeito Marcelo Caumo, é uma obra de impacto social, que facilitará a procura das famílias do Santo Antônio por atendimento médico, visto que a unidade ficará ao lado dos residenciais. Por outro lado, Caumo também entende que a proximidade geográfica facilitará também o trabalho dos agentes de saúde, que atuam com foco na prevenção de doenças. Conforme Bergmann, a estimativa é que as obras de terraplenagem fiquem prontas até sábado (21). Por sua vez, o prazo para conclusão das obras do posto de saúde é de 10 meses. “Estamos ansiosos para podermos entregar um novo posto de saúde à comunidade do Santo Antônio”, destaca Tovar. Segundo ele, o objetivo é promover a prevenção de enfermidades e a saúde por meio de uma atuação comunitária e familiar, visando a melhoria da qualidade de vida de todos.

A unidade

A construção terá 445 m² e contará com duas salas de atendimento odontológico, sete consultórios, salas de espera, de atividades coletivas, de coleta, de vacinas e de imunizações. Será de porte II, ou seja, poderá abrigar duas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), compostas por médicos clínicos-gerais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, nutricionistas e agentes comunitários de saúde. A licitação foi realizada no dia 18 de janeiro, e o vencedor foi A. de Oliveira Construtora Eirelli. O valor global da obra está estimado em R$ 763.609,05.

Texto: Ascom Lajeado