Obras Lajeado

Iniciada revitalização do Parque do Engenho em Lajeado

Roda do Parque do Engenho desmontada para reforma

Integrando diversas melhorias, a Prefeitura de Lajeado iniciou recentemente a revitalização do Parque do Engenho, localizado na confluência dos bairros Americano, Centro e Hidráulica. A primeira intervenção se dá na roda que é movimentada pela força da água. O equipamento está bastante avariado e foi levado para conserto no Município de Santa Clara do Sul, sob os cuidados de Vilson André Winck.

Segundo Winck, as madeiras das calhas da roda, as canaletas, postes de sustentação e outras partes avariadas serão substituídas, pois estão podres. “Vamos lixar tudo e pintar para que tenha a maior durabilidade possível”, destaca. Além disso, Winck relata que tentará ferver as madeiras em uma solução especial para dar maior durabilidade às madeiras. Os rolamentos e parafusos também serão substituídos e o eixo da roda será torneado em razão do desgaste que sofreu. Não há uma previsão de quando será finalizado o conserto e reinstalada a roda. O profissional destaca que é importante deixar a roda em movimento, pois quando fica parada, as madeiras apodrecem mais rápido.

Conforme o secretário do Meio Ambiente (Sema) de Lajeado, Luis Benoitt, as outras melhorias que integram a revitalização do Parque do Engenho são a substituição de todos corrimões e guarda corpos instalados junto às escadarias do parque. Além disso, a iluminação do parque receberá reparos e também será ampliada, de maneira que o local possa ser frequentado também à noite.

 

Texto: Rafael Scheeren Grün
Assessoria de Imprensa de Lajeado