Saúde RSS Forquetinha

Iniciam aulas gratuitas na academia

A prática de exercícios, além de melhorar o humor e a autoestima, ajuda na prevenção e no controle de doenças (Foto: Giovane Weber)

Gracieli Massmann, 30, é costureira e passa mais de 10 horas por dia sentada. Com problemas na tireoide e pressão alta, durante meio ano frequentou uma academia em Lajeado.

No entanto, à distância e o alto custo, cerca de R$ 160 por mês, a fizeram desistir. “Estou sedentária. Quando soube do projeto, decide voltar a praticar exercícios. Além de fazer bem para nossa saúde, aumenta a autoestima, ajuda a reduzir peso e melhorar nossa disposição para o trabalho”, afirma.

A agricultora Jaqueline Beatriz Arend, 37, sofre de fibromialgia, uma doença que provoca distúrbios ósseos, articulares e musculares.  “Preciso reforçar minha musculatura para amenizar as dores. Será uma forma de tratar a depressão e melhorar minha qualidade de vida”, acredita. Ao lado do marido, trabalha na produção de leite, 400 litros por dia.

Jaqueline Alana da Silva, 17, quer entrar em forma. “Vai auxiliar a melhorar minha resistência física. Será uma forma de tratar a obesidade e elevar meu humor”, comenta.

Previne e controla doenças

As aulas, com duração máxima de uma hora, são ministradas de forma gratuita pela professora de Educação Física Mariel Machado Melo. São em torno de 100 pessoas que participam regularmente das atividades. Segundo Mariel, a prática de esportes e exercícios físicos contribui para o bom funcionamento dos órgãos, principalmente do coração, melhora o funcionamento do intestino, diminui a ansiedade, o estresse e a depressão.

Além disso, auxilia na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial, osteoporose e problemas respiratórios. “Favorece o funcionamento normal dos mecanismos cerebrais de controle de apetite, de modo a trazer um equilíbrio entre a ingestão e o gasto de energia. Aliada ao consumo reduzido dos alimentos aumenta a perda de gordura e melhora a sua distribuição corporal”, explica.

A estrutura está localizada no Complexo Vida Saudável.

Inscrições

Os interessados em participar podem se deslocar até a Clínica, localizada ao lado do Posto de Saúde. A unidade está aberta entre 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.

As vagas são limitadas. Podem se inscrever pessoas com idade acima de 16 anos. Para iniciar as atividades é preciso consultar um médico. As aulas acontecem às quintas-feiras durante o dia e nas sextas-feiras a partir das 16h.

Texto: Ascom Forquetinha