Cultura Iniciativa Destaques Estrela

Iniciam ensaios da Orquestra Jovem de Estrela

Primeiro encontro ocorreu no sábado, e próximo já está agendado. Ainda há vagas. Atividades são gratuitas

O Governo de Estrela mantém sua tradição de apostar forte na cultura, e desta forma, na música. A Orquestra Jovem de Estrela realizou, sábado (31/07), seu primeiro ensaio. Quinze jovens participaram do encontro, que contou com a colaboração de outros instrumentistas mais experientes, mas 19 já estão inscritos no total. Ainda assim, a iniciativa da Secretaria Especial de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), direcionada a estudantes com idade mínima de 10 anos, segue aceitando novos integrantes. Entre as exigências, estar matriculado em qualquer rede de ensino e saber tocar algum instrumento musical. As inscrições e as atividades do projeto são gratuitas.

Segundo ensaio ocorre no próximo sábado (10), das 9h30min às 11h30min, no Núcleo Cultural, junto ao prédio da Secel. Para o professor da turma Cristiano Leonhart, maestro graduado em música pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e pós-graduado em educação musical, a primeira aula superou as expectativas. “Foi um momento de nos apresentarmos, contarmos nossa vivência e ligação com a música. Temos instrumentistas que nunca tocaram em grupo e outros que sim. Alguns que já participaram de shows em grandes palcos.

Vamos valorizar e respeitar a individualidade de cada um, primando pelo aperfeiçoamento técnico e coletivo da música em conjunto”, afirma ele. Quanto aos interessados, explica. “A principal exigência é que se saiba tocar algum instrumento e que preferencialmente esteja em idade escolar. Mas a necessidade maior no momento é de instrumentos de sopro como saxofone alto e tenor, flauta transversal, trompete e trombone”, diz. “Acreditamos que com o reforço de alguns novos integrantes que ainda vamos receber, e a medida que os resultados de nossos ensaios e entrosamentos surjam, poderemos já proporcionar belas apresentações”, completa ele, que ministra aulas há 15 anos, muitos deles dedicados à orquestra do Colégio Martin Luther de Estrela e orquestra municipal de Arroio do Meio. Mais informações e inscrições pelo telefone 3981-1122 ou 3981-1089, ou diretamente na Secel – Rua Marechal Floriano, nº 433, Centro, ou ainda pelo Whats (99826-3624), com o próprio maestro.

Mais opções

Além da Orquestra Jovem Municipal, o Governo de Estrela – Secel, através da lei de parcerias com o Núcleo Cultural de Estrela, fomenta o Coral Infantojuvenil. As aulas, gratuitas, ocorrem também nos sábados pela manhã, das 10h às 11h30min. Devido ao sucesso do projeto e aumento da turma, os encontros passarão, a partir deste sábado (07), a ocorrer na Câmara de Vereadores de Estrela. Interessados ainda podem procurar pelo professor Charles Gregory (8062-5332). Ainda em parceria com o Núcleo Cultural, o município ainda oferece as oficinas que hoje contemplam aulas de 15 instrumentos musicais. Informações e inscrições pelo 3981-1198. Ainda, pela mesma lei de parceria, fomenta auxílio mensal para a Liga de Corais, com 15 corais associados.

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Estrela