RS Educação Teutônia

Início do ano letivo: professores da rede municipal têm atividades de integração

Programação reuniu os mais de 200 professores da rede municipal.

Integração, cooperação e trabalho em equipe: assim se pode definir o início do ano letivo para os professores da rede municipal de ensino de Teutônia. Durante a tarde e a noite de quarta-feira, dia 13 de fevereiro, os docentes tiveram a oportunidade de reencontrar seus colegas, de participar de atividades de recreação e, até mesmo, descansar em um espaço em meio à natureza.

A vivência foi realizada no Sítio Moinhos do Campo, em Bom Retiro do Sul e reuniu os mais de 200 professores da rede municipal de ensino. Sob a orientação de monitores, os docentes tiveram que trabalhar em equipes para superar os desafios propostos, como equilibrar uma gangorra de quatro pontas com todos os integrantes da equipe em cima, jogo da velha em forma de corrida, entre inúmeras outras, sendo que várias ainda lembravam brincadeiras de infância.

O propósito de oportunizar a vivência com os professores no Sítio Moinhos do Campo foi fomentar o trabalho em equipe e a cooperação entre os colegas, o que é fundamental para o alinhamento das propostas pedagógicas das escolas. Ao mesmo tempo, o momento oportunizou a integração entre as 17 escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental, oportunizando troca de experiências entre professores, supervisores e diretores.

Programação encerrou com luau ao redor de uma fogueira

À noite, os profissionais ainda participaram de um luau ao redor de uma fogueira. Além de “soltar o corpo” através da dança, houve momento de reflexão sobre o papel do professor e a importância de valorizar cada momento ao lado da família, colegas e amigos. A programação encerrou com um breve show pirotécnico.

Conforme a secretária interina de Educação, Rosana Schneider Rührwiem, a programação foi uma oportunidade diferente de iniciar o ano letivo para os professores. “Esperamos ter fomentado o espírito de cooperação e de equipe entre os nossos profissionais da educação. Mas, além disso, tivemos o objetivo de fortalecer a importância do cuidar de si, do próprio e da própria mente. Assim, esperamos oportunizar a todos os professores um excelente ano letivo”, enaltece.

Nesta quinta e sexta-feira, dias 14 e 15, os professores participam de atividades pedagógicas nas escolas. Nesta sexta-feira ainda, às 19h, no auditório do Colégio Teutônia, ocorre a palestra pedagógica motivacional e teatral “Para ensinar tem quem aprender”, com Daniel Guimarães e equipe de artistas. Os alunos retornam às aulas na segunda-feira, dia 18 de fevereiro.

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer

CRÉDITOS DAS FOTOS: Édson Luís Schaeffer/divulgação