Esporte Natal Destaques Westfália

Inscrições para a 3ª Corrida e Caminhada Iluminada seguem abertas

Inscrições vão até o dia 09 de dezembro, pelo site www.sesc-rs.com.br/esporte/corridas

Promover a qualidade de vida, aumentar a autoestima e incentivar a prática da corrida de rua e da caminhadas são os objetivos centrais da 3ª Corrida e Caminhada Iluminada de Westfália. A programação esportiva, que acontece no período da noite, está marcada para o dia 14 de dezembro (sábado), integra as atividades natalinas do Município e recebe inscrições até as 18 horas do dia 09, pelo site www.sesc-rs.com.br/esporte/corridas, onde também pode ser conferido o regulamento completo.

Na 3ª Corrida e Caminhada Iluminada, as inscrições têm o custo de R$ 30,00 (com direito a um kit, composto por numeral de peito, chip e camiseta) para as modalidades Minirrústica, Rústica e Caminhada. A modalidade Festival, para crianças de seis a nove anos, não tem custo de inscrição e não recebe kit e premiação, somente numeral de peito e medalha de participação.

Nesta edição, são disponibilizadas, para a atividade, 240 inscrições para a prova de Rústica e Caminhada, 60 inscrições para a Minirrústica e 50 inscrições para o Festival. Na data da 3ª Corrida e Caminhada Iluminada, não serão aceitas inscrições.

A largada e a chegada para todas as modalidades será nas imediações da Prefeitura Municipal, a partir das 19 horas. A exemplo das edições passadas, o mesmo trajeto estará fechado para o tráfego de veículos neste ano (ruas Leopoldo Fiegenbaum, Arnildo Dahmer e Henrique Uebel). Em data mais próxima à atividade, um mapa com vias alternativas será divulgado para uma melhor organização da comunidade.

A terceira edição da Corrida e Caminhada Iluminada ainda vai além da prática da corrida de rua e da caminhada. Neste ano, a recepção será com música com a Banda Arcadia, de Roca Sales, trazendo clássicos do rock nacional e internacional, anos 90 e 2000. Também haverá comercialização de lanches e bebidas, mateada com a erva-mate Gaúcha da Serra, brinquedos infláveis gratuitos para as crianças e lojinha da pequena Lívia Teles, diagnosticada, aos quatro meses de idade, com AME Tipo 1 (Atrofia Muscular Espinhal).

A 3ª Corrida e Caminhada Iluminada é uma realização da Prefeitura Municipal de Westfália, através da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMEC), e do SESC de Farroupilha.

Modalidades de competição

Na Rústica, são oito categorias masculinas e oito femininas: A – de 16 a 19 anos; B – de 20 a 29 anos; C – de 30 a 39 anos; D – 40 a 44 anos; E – 45 a 49 anos; F – 50 a 54 anos; G – 55 a 59 anos; e H – 60 anos ou mais. Na Minirrústica, são três categorias masculinas e três femininas: FESTIVAL – de 6 a 9 anos; A – de 10 a 12 anos; e B – de 13 a 15 anos.

Premiação – Rústica (masculino e feminino): troféus do 1º ao 5º lugar; Rústica – categorias por idade (masculino e feminino): troféu para o 1º lugar e medalha do 2º ao 5º lugar; Minirrústica Geral (masculino e feminino): troféu para o 1º lugar e medalha do 2º ao 5º lugar; e Festival (masculino e feminino): medalha de participação.

Percursos da 3ª Corrida e Caminhada Iluminada

O percurso da Rústica será de cinco quilômetros. Enquanto isso, os demais trajetos serão menores: Festival de 6 a 9 anos – 300 metros; Minirrústica de 10 a 12 anos – um quilômetro; Minirrústica de 13 a 15 anos e Caminhada – dois quilômetros e meio.

Com duração máxima de uma hora, a Rústica será cronometrada por chip. Atletas que não completarem o percurso neste tempo, serão considerados desclassificados. Além disso, é obrigatório que o participante esteja com o numeral de peito devidamente afixado em local visível na camiseta e respeite o trajeto da prova.

Decoração de Natal

A ornamentação natalina é outro atrativo para a 3ª Corrida e Caminhada Iluminada. Além da decoração das ruas, organizada pelo Grupo Voluntárias Amigas e instalada com apoio de servidores da Secretaria de Obras, Viação e Interior, os munícipes são convidados a ornamentarem suas moradias em alusão ao Natal, deixando a programação ainda mais especial, colorida e iluminada.

 

 

TEXTO: Paloma Driemeyer Valandro/AI
FOTOS: Jenifer Kunzler Beckenbach
Assessoria de Imprensa de Westfália