Santa Cruz do Sul RS RSS Eventos Destaques

Inscrições para o Concurso Prato Típico Alemão iniciam nesta terça-feira

Concurso Prato Típico Alemão foi lançado nesta segunda-feira (Foto: Divulgação)

Na tarde desta segunda-feira, 6, na sede do Senac Santa Cruz, aconteceu o lançamento do 2º Concurso Prato Típico Alemão da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul. A iniciativa, que tem realização da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), Coordenação Executiva da 34ª Oktoberfest, Senac Santa Cruz e Sindilojas Vale do Rio Pardo, ocorre entre os dias 6 de agosto e 13 de setembro de 2018. As inscrições para o concurso iniciam nesta terça-feira, 7, e se estendem até 22 de agosto na nova sede da Assemp – Rua Coronel Oscar Rafael Jost, 1571, Bairro Universitário – ou Senac Santa Cruz – Rua Venâncio Aires, 300. O regulamento está disponível no site www.oktoberfestsantacruz.com.br

A solenidade de lançamento contou com presença da diretora do Senac, Daniela Laner, do presidente do Sindilojas Vale do Rio Pardo, Mauro Spode, da vice-presidente da 34ª Oktoberfest, Celi Durante, além de convidados e imprensa. Conforme o vice-presidente da Assemp, Marcio Martins, o concurso cultural e recreativo tem como objetivo oportunizar à comunidade santa-cruzense e regional o envolvimento com a Oktoberfest por meio da gastronomia. “Queremos enaltecer ainda mais o caráter cultural da nossa festa com este concurso que destaca a gastronomia e estimula a criatividade e o talento culinário da nossa comunidade”, destacou Martins. A participação é voluntária e gratuita para quaisquer pessoas maiores de idade e que residam em Santa Cruz do Sul e região.

Concurso

As receitas inscritas no concurso serão avaliadas por uma Comissão Julgadora, formada por representantes dos realizadores. O grupo fará a pré-seleção e análise das receitas que estejam de acordo com o tema proposto, utilizando-se dos critérios: originalidade, criatividade e apresentação. A lista dos cinco selecionados para a etapa final será divulgada no dia 24 de agosto nas redes sociais do Senac Santa Cruz. A apresentação do prato típico aos jurados ocorrerá no dia 13 de setembro, a partir das 18h30, no Senac Santa Cruz, em formato de banca e com degustação por parte dos avaliadores. O vencedor receberá como premiação uma placa de reconhecimento, uma oficina de até 15 horas no Senac na área na gastronomia no ano de 2018, um ingresso permanente para a 34ª Oktoberfest e um vale compras no valor de R$ 500,00 na Agro Comercial Afubra.

2017

O 1º Concurso Prato Típico Alemão, realizado no ano passado, contou com duas categorias, pessoa física e pessoa jurídica. A vencedora na categoria pessoa jurídica foi a receita Hexenschuss ou Tiro de Bruxa, da chef Fabiane Mendes Grudzinski, do Restaurante Hilda G Gastronomia. Já o melhor prato entre os concorrentes pessoa física foi o Sanduíche Freiburg, do locutor Rafael Tombini Kerber. Também foram finalistas os pratos Maultaschen ou Ravioli de Carne e Risotto Wurst (pessoa jurídica); bem como Carne de Porco na Lata com Purê de Mix de Batatas – cebolas caramelizadas e geleia de laranja, pimenta e canela, e Costela Suína com Molho de Ameixa – purê de maçã e maçã caramelizada (pessoa física).

Texto: Ascom Oktoberfest