Esporte Cultura Destaques Estrela

Inscrições para torneios de xadrez em Estrela estão abertas

Disputas devem reunir mais de 300 estudantes

11º Torneio Estudantil de Estrela e etapa dos Jogos Escolares ocorrerão paralelamente no próximo dia 20

O mês de agosto será de jornada dupla pelos Jogos Escolares de Estrela. A promoção da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) programa para este mês a disputa de duas modalidades: xadrez, dia 20, e vôlei, dias 27 e 28. Nos tabuleiros ocorrerá paralelamente o 11º Torneio Estudantil de Xadrez, destinado a alunos de todos os municípios do Estado. Inscrições gratuitas para as três competições estão abertas.

Reis e rainhas serão o foco de centenas de alunos no Colégio Santo Antônio, no Centro, no próximo dia 20, a partir das 8h30min. Serão duas disputas paralelas. No 11º Torneio Estudantil a participação é aberta a alunos das três redes de ensino de todo o Estado e Brasil. São três as categorias e mistas: mirim (nascidos de 2006 a 2009), infantil (2004/2005) e juvenil (2002/2003). No ano passado, realizado no interior do município, mais precisamente no Distrito da Delfina, o 10º Torneio Estudantil de Xadrez reuniu 250 alunos de 16 escolas das três redes de ensino de nove municípios do Estado, inclusive Santo Ângelo.

As inscrições devem ser realizadas pelo link encurtador.com.br/gkwyX Todos participantes recebem medalha de participação. Igualmente serão premiados os dez melhores colocados por categoria. Os cinco primeiros com troféus, e da sexta posição em diante com medalhões. Também as maiores delegações/escolas de Estrela e visitante. Haverá intervalo para almoço às 11h30min e premiação a partir das 16h30min. Resultados finais só serão divulgados ao final do dia.

 

Escolares

Paralelamente será realizada a etapa xadrez dos Jogos Escolares, esta voltada apenas para os alunos das três redes de ensino do município, também sem a distinção de naipes masculino e feminino, nas mesmas categorias, horários e regras. As inscrições são realizadas pelas equipes diretivas das escolas. Serão premiados os campeões, vices e terceiros colocados das três categorias. Os alunos estrelenses dos Jogos Escolares podem participar paralelamente do Torneio Estudantil Estadual.

Ao todo a temporada 2019 dos Jogos Escolares programa a realização de nove modalidades. Handebol, que contou 36 equipes, e o tênis de mesa, que reuniu mais de 80 alunos, já apontaram os campeões. Depois do xadrez e do vôlei ocorrerão o basquete (setembro); futsal (outubro); atletismo (outubro); futebol sete (novembro) e natação (novembro). A expectativa é a temporada movimentar até 2,3 mil participantes de 18 escolas, considerando que muitos alunos disputam mais de uma modalidade. Informações na Smel pele telefone 3981-1067.

 

Texto: Rodrigo Angeli
Assessoria de Imprensa de Estrela