Rural - Agricultura Poço das Antas

Instruções Normativas 76 e 77 serão tema de reunião em Poço das Antas

A Emater/RS-Ascar e a Secretaria de Agricultura de Poço das Antas programam para a sexta-feira (29/11), uma reunião técnica sobre as instruções normativas Nº 76 e 77 do Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa) do Governo Federal, que estabelecem novos critérios para a produção de leite de qualidade. O evento ocorre na propriedade da família Lermen, da localidade de Paris Baixo, a partir das 13h30 e contará ainda com atividade prática de limpeza e de higiene na hora da ordenha, detalhando protocolos de lavagem de equipamentos que são recomendados pelo Curso de Qualidade do Leite do Centro de Formação de Agricultores de Teutônia (Certa). 

Em vigor desde o mês de junho de 2019, as normativas regulamentam todas as etapas da cadeia produtiva – da produção, passando pelo armazenamento e pelo transporte até chegar a industrialização -, definindo limites para os teores de gordura, de sólidos totais e de proteínas e de Contagem de Células Somáticas (CCS) e de Contagem Bacteriana Total (CBT), entre outras. “Nesse sentido, a atividade visa a informar os bovinocultores de leite, na busca da adequação para aquilo que a indústria exige atualmente, especialmente no que diz respeito à higiene”, salienta o extensionista da Emater/RS-Ascar, veterinário Martin Schmachtenberg. 

Programação

13h30 – Recepção dos agricultores

14h – Debate e explicação sobre as novas exigências para a qualidade do leite

15h – Prática de limpeza e higiene na hora da ordenha e de protocolos de lavagem de equipamentos, com e sem sanitizante, recomendados pelo Certa

15h45 – Debate

16h – Encerramento

 

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald